Alunos da EM Marquês de Maricá participam de colheita na horta comunitária

_DSC1604

 

Cerca de trinta alunos das turmas de 4º e 5º anos da EM Marquês de Maricá (Itaipuaçu) com idades entre 8 e 10 anos participaram da colheita de 12 caixas de alface crespa roxa na Unidade Escola Agroecológica e Horta Pública Comunitária do Manu Manoela. O grupo estava acompanhado de representantes das secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e Economia Solidária.

O engenheiro agrônomo, Anderson Vinícius Oliveira deu algumas explicações aos alunos sobre o plantio, a manutenção das mandalas na horta-escola comunitária, ações de recuperação pós-queimadas e a maneira correta na hora da colheita. Secretário da pasta de Agricultura, Júlio Carolino destacou a importância de ensinar sobre cultivo e educação alimentar. “Normalmente as crianças têm dificuldade com algum tipo de legume ou hortaliça. Quando eles vêm, plantam e colhem, fica mais fácil para se alimentarem. E levar parte desse produto para casa dá a eles a oportunidade de ter o que contar sobre a aula da qual participaram em campo”, explicou. “Como há uma quantidade grande vamos doar uma parte para a escola, de forma que os alunos possam levar suas alfaces para casa e outra parte para o hospital”, esclareceu Júlio Carolino, explicando que as doações normalmente também são feitas para a LBV e o NAIR.

 Participando pela primeira vez, os alunos Gaio Henri e Maria Fernanda Ferreira, de 10 e 11 anos, respectivamente estavam sorridentes. “É diferente porque você pode usar suas próprias mãos. É muito bom, dá uma emoção”, declarou Gaio. Maria Fernanda Ferreira, continuou: “Eu nunca tinha colhido nada na minha vida. E ainda vou poder levar alface para casa e comer. Dá uma felicidade porque eu gosto e estou colhendo o que vou comer com os meus colegas”.

Segundo a professora Ana Lúcia de Almeida, o projeto também está sendo trabalhado em sala de aula. “Nós montamos um projeto na escola ensinando todos os processos da colheita, pensando na importância de ensinar as crianças a plantar, colher e comer o que elas mesmas plantaram, para que depois elas façam o mesmo em suas casas, multiplicando essa ideia”, disse.

“Nosso objetivo maior é aproveitar o espaço da escola para o desenvolvimento prático, então fizemos uma horta suspensa com sementes das mais diversas espécies, desde frutíferas, hortaliças a plantas, que também pretendemos fazer em baldes, com o objetivo didático de ensiná-los a reproduzir o que aprenderem como plantar, adubar e colher”, completou o professor Júlio César Almeida.

“Não é a primeira vez que eu estou aqui. Plantação traz vida e participar de um momento desse com crianças sabendo que elas vão chegar em casa encantadas com um alimento e aprendizado, não só uma plantinha, para mim tem um tremendo valor”, avaliou a primeira-dama Rosana Horta, que também participou da colheita.

Eduardo Henrique (10 anos) tirou a alface da terra e logo colocou um pedaço na boca, sem nem se preocupar em lavar a hortaliça. “Eu não gosto de alface, mas deu vontade de ver se era bom e eu comi. Achei o gosto estranho”, confessou. Andriele Rodrigues é exceção à regra. Aos 10 anos, a menina gosta de alface. “Eu já tinha colhido outras vezes e sempre como, porque gosto de alface”, contou.

 Além das hortaliças, as crianças ganharam um caderno de educação em agroecologia “De onde vem nossa comida?” e uma “Revista das crianças Sem terrinha”, elaborada por representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para que os pequenos entendam as mudanças ocorridas na produção de alimentos e que impactos trouxeram sobre a vida. Bolos de aipim, abóbora e batata-doce e frutas foram distribuídos para todos.  “Eu nem gosto de batata doce. Não como por nada. Só comi porque não sabia. É um gosto maravilhoso desse bolo. Nem parece que tem batata doce”, admitiu Evelyn Araujo.

_DSC1540

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Um comentário sobre “Alunos da EM Marquês de Maricá participam de colheita na horta comunitária

  1. Que coisa mais linda!!!!!Isso tem um valor imensurável na vida de todos os envolvidos!!!!Amo muito tudo isso……fiz muitas hortas com meus alunos….tenho tudo registrado…..

Deixe uma resposta