Ícone do site Revista Maricá Já

Araçatiba: opções de lazer e esporte em um só lugar

Nas noites quentes de verão os amantes de esportes ao ar livre encontram em Araçatiba o local ideal para a praticarem diversas modalidades

 

Com a chegada do verão, a prática de atividades físicas ao ar livre aumenta. E Maricá é uma cidade com lugares incríveis para práticas esportivas. Um desses lugares é a orla da lagoa de Araçatiba, onde duas novas quadras  com medidas para a prática do vôlei de praia e futevôlei foram preparadas para receber os praticantes. Além disso, foram instaladas novas luminárias voltadas para a areia.

No local também onde havia um quiosque, bem ao lado das novas quadras, serão instalados aparelhos de ginástica ao ar livre, como os que já existem em várias praças do município. “Temos a orientação do prefeito de revitalizar a região de Araçatiba, que também já vai ganhar um novo calçadão. Aqui já existe um público que pratica o vôlei e o futevôlei regularmente, agora estamos melhorando a estrutura física para que venham mais praticantes”, ressaltou Filipe.

Outra novidade é o calçadão da lagoa de Araçatiba de aproximadamente 1 km que foi pavimentado e terá sinalização para pedestres e ciclistas

 

Cuidados são essenciais

Embora as atividades físicas sejam essenciais para a manutenção de uma boa saúde, alguns cuidados precisam ser tomados em relação à proteção da pele, especialmente quando os exercícios são realizados ao ar livre, deixando os praticantes expostos ao sol por um longo período.

A dermatologista Juliana Dias recomenda a utilização de, no mínimo, 30ml de protetor solar por todo o corpo durante a prática de exercícios ao ar livre para um indivíduo de estatura média. Mesmo assim, muitas pessoas não querem interromper a prática esportiva, e acabam se esquecendo de cuidar da pele em um momento muito importante.

“Todos os momentos de exposição ao sol necessitam de cuidados.Para exposições curtas, como o caminho de casa para o trabalho, um protetor solar no rosto e para as demais áreas expostas, além de outras medidas, como o uso de chapéus, é suficiente. Já para exposições mais prolongadas, como, por exemplo, durante práticas esportivas como corridas e surf, é essencial um protetor solar resistente ao suor e à água”, complementa.

Benefícios do exercício ao ar livre

A atividade ao ar livre também tem a vantagem de poder colocar em contato direto com a natureza. Estar em conexão com a natureza alivia o stress, relaxa a mente e contribui para a concentração, foco e criatividade. Isso acontece, principalmente, porque o corpo depende dessa energia vital transmitida pelo sol, água e terra, mas que a poluição urbana impede de desfrutar.

Normalmente ajuda a poupar tempo e recursos, afinal, você é preciso se transportar para o outro lado da cidade até chegar na academia, nem gastar muito dinheiro para se exercitar. As atividades ao ar livre garantem certa autonomia e flexibilidade que facilitam a prática.

É possível criar um momento de equilíbrio entre corpo e mente, longe das turbulências do dia a dia na cidade. Além disso, esses esportes oferecem a oportunidade de conhecer e se relacionar com outros praticantes, proporcionando a troca de experiências e criando novas amizades e uma nova comunidade de interesses.

Foto: Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Sair da versão mobile