O retrato das trilhas de Maricá pelos olhos de Eli Ninja

DSC07001

Ao longo dos anos, a história sempre foi contada por meio de livros e quadros e, há mais de 100 anos, também registramos esses momentos com a fotografia. Em Maricá muita coisa mudou nos últimos anos e transformações aconteceram por toda a cidade e foram retratadas pelas lentes de diferentes fotógrafos. Mas um em especial fez registros das mudanças que aconteceram nas trilhas do município.

Fotógrafo  e guia turístico Elienai Machado, conhecido como Eli Ninja, teve a ideia de fazer esses registros e para guardar. Começou no ano de 1988 fazendo os registros dessas trilhas até hoje. Morador de São Gonçalo, Eli escolheu  Maricá há 25 anos para morar e se apaixonou pelas paisagens e trilhas.

” Comecei a percorrer as trilhas de Maricá no ano de 1998. Eram pequenos grupos e acabei ficando conhecido e sempre me chamavam . Naquela época o acesso as trilhas era bem complicado.  Muitos caminhos não existiam e eu precisava ir antes para abrir”,comentou  ele que faz parte de um grupo de pesquisa sobre a história de Maricá.

009

Sinalizações

Em 2016, quatro novas placas de sinalização foram instaladas nas trilhas ecológicas do município. Os locais escolhidos foram a Pedra do Silvado, a Travessia Silvado-Espraiado, a Pedra do Macaco (em São José de Imbassaí) e a Serra do Camburi (Retiro). A sinalização inclui ainda placas indicativas de direção (com nome da trilha e setas) nas vias de acesso próximas. Nos trechos onde há mata fechada e bifurcações, também haverá setas de direção para indicar o trajeto correto.

A sinalização das trilhas visa incentivar o turismo ecológico, contribuindo na preservação do patrimônio natural da cidade.

A primeira placa de sinalização escolhida é conhecido como ‘Morro da Melgil’, entre o Centro e o bairro do Caju, onde ocorreu a primeira trilha deste tipo na cidade. A sinalização foi fixada na esquina entre as ruas Primeiro de Maio e Primeiro de Fevereiro, sendo esta última parte do caminho que leva ao circuito.

DSC_5891.jpg

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

3 comentários sobre “O retrato das trilhas de Maricá pelos olhos de Eli Ninja

  1. Eli Ninja escolheu e amou Maricá para lá ir viver, descobriu novos caminhos e trilhas, é um guia mais que gabaritado , e o mais interessante, todos gostam de seu trabalho, excelente fotógrafo, registra os mais lindos pontos da cidade e matas!

  2. Que bom ver isso, já fizemos varias trilhas com você, é muito gratificante ver seu talento reconhecido. Parabéns Ely, você realmente ama Maricá.

  3. São pessoas como Ely que constroem um patrimônio a uma coletividade. O construir doando sem querer nada em troca.
    Nosso mundo precisa de mais pessoas como Ely.

Deixe uma resposta