Projeto Geração Cárie Zero chega à Escola Municipal do Espraiado

2018_08_14_Projeto_Carie_Zero_Espraiado-FABRICIO-3534.jpg

O Projeto Geração Cárie Zero, da Secretaria de Saúde em parceria com a Educação, visitou a Escola Municipal do Espraiado. A proposta do programa consiste em promover prevenção da saúde bucal em todas as unidades escolares municipais. Cerca de 25 crianças de 5 a 12 anos foram atendidas pela equipe odontológica no interior da unidade móvel, equipada com a equivalência de um consultório dentário. Os profissionais visitarão a escola todas as terças-feiras durante o período de 1 mês.

Antes de começar o atendimento, o cirurgião-dentista Ramon Freitas explicou aos responsáveis, alunos e professores  a forma correta de como fazer a higienização bucal e ensinou algumas técnicas a serem utilizadas em casos de resistência das crianças. Além de orientar, o profissional tirou dúvidas após a palestra.

Para a diretora da unidade, Adriana Antunes, foi de extrema relevância o projeto chegar à escola, uma vez que o programa tem o objetivo de conscientizar e ensinar as crianças quanto à prevenção da cárie. “Tem que evitar que a cárie aconteça, porque depois só tem mais gasto financeiro e ‘dor de cabeça’. Acho que a palestra foi muito rica e, se os pais realmente levarem à frente, essas crianças vão ter pouco problema dental aqui na escola. A prevenção é o melhor remédio”, afirmou.

Ramon Freitas ressaltou o fato de o município colocar à disposição das escolas um ônibus equipado e pronto para fazer qualquer tipo de procedimento odontológico com os alunos da rede municipal, especialmente as escolas que são mais afastadas do centro da cidade. Ainda segundo o cirurgião-dentista, não somente os professores, mas os pais e, principalmente as crianças, ficam satisfeitas com o resultado apresentado.

“Estar aqui hoje conversando com os pais e com a diretora da escola sobre saúde bucal, tirando dúvidas da população, atendendo as crianças e, particularmente, preconizando o fato de não estarmos mais com uma odontologia restauradora, mas sim, apresentando uma odontologia de prevenção”, relatou.

Assistindo à palestra, a aposentada Margarida Gomes Ramos, de 63 anos, contou que sempre orienta seu neto Arthur, de 6 anos, para que cuide dos dentes. “Eu sempre falo para ele escovar os dentes depois das refeições e estamos sempre vigiando isso”, afirmou. “Acho que esse projeto vai ser muito bom para eles [os alunos]”, ressaltou.

A vendedora de cosméticos, Alba Valéria, de 44 anos, agradeceu o cirurgião-dentista pelas explicações e parabenizou a iniciativa da prefeitura. “Os dentistas estão muito caros no particular e a criança tendo esse acesso no colégio, fica mais fácil”, disse. “Achei que o dentista explicou bem e de uma forma muito dinâmica”, destacou a tia da Alice de Oliveira Ramos, de 6 anos, aluna da Escola Municipal do Espraiado.

O projeto Geração Cárie Zero já passou pela Escola Municipal Antônio Rufino de Souza, na Gamboa, e pela Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A unidade móvel é equipada com cadeira odontológica de última geração, aparelho de ultrassom, ar-condicionado, materiais para extração de dente, cirurgias, limpeza, restauração, instrumentos de esterilização, além de contar com o seis “escovódromos” (uma espécie de pia móvel com reservatório de água utilizado para fazer a escovação nas crianças nos locais em que atendem).

2018_08_14_Projeto_Carie_Zero_Espraiado-FABRICIO-3530.jpg

Fotos: Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta