Histórias de sucesso

Projeto EMMAC, da Escola Maurício Antunes, transforma alunos em campões

WhatsApp Image 2018-10-12 at 17.51.15

Melhorar a imagem da escola e oferecer aos alunos atividade incentivadoras são os objetivos do Projeto EMMAC, na Escola Maurício Antunes de Carvalho, no Boqueirão, que desenvolve atividades esportivas, culturais e educacionais, desempenhando um papel de transformação social.
Na iniciativa, várias atividades fora do horário escolar são oferecidas com o intuito de incentivar o espírito esportivo, a responsabilidade e a boa frequência em sala de aula. As atividades oferecidas são: ginástica rítmica, karatê, banda e aulas de reforço.
Orientadora educacional e ,hoje, coordenadora do projeto, Manoela Carvalho da Costa destacou a importância da iniciativa. Para ela, o trabalho deixou de ser pedagógico e passou a ser social. “Quando eu cheguei na escola, em 2013, existia o Projeto Mais Educação, mas o nível de indisciplina era grande. Resolvi parar as atividades por um período e reorganizei, colocando diferentes modalidades”, lembrou a coordenadora.

Segundo a diretora da escola Soraya Araújo inicialmente as aulas de karatê surgiram como forma de disciplinar os alunos. “Ter os alunos disputando o mundial foi uma emoção indescritível. Muitos, às vezes, são desacreditados e trazer medalhas para o nosso município significa a vitória de todos nós, desde a gestão que nos apoia, até os próprios atletas, que nunca desistiram e sabem que podem contar conosco. Esperamos que isso se espalhe por toda a cidade, atingindo muitos outros alunos, mudando vidas”, disse Soraya.

Atualmente o projeto tem suas portas abertas para qualquer estudante da rede municipal. “Nosso lema diz que nós não escolhemos, nós acolhemos. Hoje atendemos a cerca de 200 jovens em todas as nossas atividades, isso porque recebemos alunos de outras escolas”, explicou Manoela.

Ginástica rítmica

20181002_150100(0)

A ginástica rítmica surgiu no Maurício Antunes no ano de 2015. Quem dá as aulas é a professora Eduarda Oliveira da Silva de 20 anos. Segundo ela, o convite para as aulas veio da direção da escola que já conhecia seu trabalho na ginástica. “Comecei a praticar ginástica com 10 anos, sou federada há seis anos. Participei de campeonatos nacionais e regionais. É muito gratificante ver essas meninas se dedicando ao esporte e fazendo cada vez melhor”, disse ela que é vice campeão regional do sudeste.
Suellen da Silva Mendonça é mãe de Carolynny Vitória de 9 anos que começou a praticar a ginástica no clube as aulas no Esporte Clube e quando a Eduarda veio para o Maurício Antunes, ela também veio. “Ela começou a fazer ballet, mas por ser uma criança mais ativa se identificou com a ginástica rítmica”, comentou.
As aulas de ginástica rítmica acontecem toda terça-feira das 10 às 18h.

Karatê

WhatsApp Image 2018-10-12 at 17.51.14

A responsável pelas aulas é professora e carateca, Renata Rocha, que também aproveitou a oportunidade e relatou um pouco de sua história, que se assemelha com a de muitos alunos que disputaram o mundial. “Eu era uma criança rebelde e vim de projetos sociais. Desacreditada por muitos, hoje vejo que todo o esforço valeu a pena, pois cada medalha aqui significa a nossa luta debaixo de sol, chuva, muitos sim e muitos nãos. Hoje me vejo numa posição que sei que consigo ajudar cada um aqui e me sinto privilegiada por saber que posso repassar o que aprendi, fazendo-os crescer também”, falou emocionada, Renata, que também ganhou medalhas de prata e ouro em outras categorias.

A equipe de Karatê já participou em Itapericica da Serra (SP) do Campeonato Zona Sul Sudeste de Karatê Interestilos, que aconteceu em maio do ano passado. Eles conquistaram importantes colocações. Ao todo foram 7 medalhas de ouro, 6 medalhas de prata e 9 medalhas de bronze, totalizando 22 medalhas. Esse ano, a equipe contou com a participação de 26 alunos. Os atletas conquistaram 43 medalhas e dois troféus.
Karolyna Ashley da Silva, de 14 anos é uma das alunas que faz Karatê.Ela já participou de competições e conta que começou a fazer o esporte ao ver todo mundo participando e quis ver como era. “Atualmente estudo no Joana Benedicta Rangel, mas faço questão de participar das aulas aqui no Maurício Antunes. Gosto bastante. Tem sido muito bom fazer parte dessa equipe”, conta ela que auxilia as professoras nas salas de aula.

Aulas de reforço

WhatsApp Image 2018-10-12 at 17.54.32 (1)

Procurando oferecer um reforço para os alunos, foi criado o projeto Insight. Os alunos do 3º, 4º e 5º ano recebem aulas de Português e Matemática. A responsável atualmente pelo Insight é a professora Cynthia Nascimento de 21 anos. Ela fez o curso Normal e estágio na escola durante o Ensino Médio. “Como já havia feito estágio na escola, me chamaram quando surgiu a vaga para o reforço. Procuramos trabalhar o conteúdo que eles estudam durante o período normal com jogos e brinquedos educativos. Ao todo são mais ou menos 200 crianças atendidas no período da manhã e tarde.

Banda Marcial

WhatsApp Image 2018-10-12 at 17.51.51

Outro projeto que é de muito orgulho é a banda marcial. A Corporação Musical Mestre Macuco, é uma homenagem ao grande Maestro João Batista, mais conhecido como Macuco, um dos maiores mestres de bandas das escolas públicas de Maricá. Devido a uma grave doença ele faleceu em 2016.
“Neste curto período já participamos de desfiles cívicos, festivais e alguns concursos.A Corporação Musical tem a frente o regente Júlio Cesar Avelino, que vem desenvolvendo um trabalho de senso de responsabilidade e maior comprometimento com as atividades escolares, além de trabalhar o amor pela cultura. Hoje são sessenta componentes que muito tem nos orgulhado, alunos da unidade escolar e ex- alunos que fazem parte desse projeto”, completou Soraya.

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

3 comentários sobre “Histórias de sucesso

Deixe uma resposta