Maricá terá Fábrica Municipal de Desidratados

O município de Maricá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, está investindo na construção de uma Fábrica Municipal de Desidratados. O empreendimento, localizado em Ubatiba, recebeu a visita do Prefeito Fabiano Horta na manhã da última quarta-feira (16/01), quando foi assinado um contrato junto à Caixa Econômica Federal para liberação do recurso para compra de equipamentos.

Segundo o prefeito Fabiano Horta, o acordo que prevê um aporte da ordem de R$ 420 mil, é uma vitória importante para a cidade. “Maricá é hoje um município que caminha por conta própria na direção de construir seus projetos, mas também tem uma equipe que trabalha muito bem com a captação de recursos federais. E aqui estamos concluindo um ciclo importante neste sentido”, afirmou.

Para Fabiano, a obra de construção da fábrica e a aquisição do conjunto de equipamentos listados no contrato são passos concretos em direção ao incentivo da agricultura familiar. “Havia em nós uma angústia para que este espaço tivesse uma utilização mais ampla e eficiente. Esta fábrica dá a certeza e a segurança de que queremos resgatar a pequena agricultura, apesar de a cidade estar em plena expansão imobiliária e tomando formas de urbanidade”.

Com o início da operação da fábrica, a proposta é que sejam firmadas parcerias com os produtores locais, onde eles se comprometem a disponibilizar o produto in natura para a desidratação, e após a industrialização, deixem um pequeno percentual de contrapartida. O percentual deixado será repassado para creches municipais e entidades filantrópicas.

A ideia, de acordo com o secretário Julio Carolino, é desidratar banana, tomate, mamão e abacaxi, que são produtos em abundância na cidade. “Queremos transmitir segurança para os produtores locais. Frutas como a banana, por exemplo, são muito perecíveis. Com a desidratação, esta mesma banana passa de uma validade de três a quatro dias para até seis meses, ganhando diferencial e valor agregado”, explicou.

Para ajudar neste processo, até o final do mês de janeiro será inaugurado o Selo de Inspeção Municipal (SIM), que a prefeitura dará para garantir que os produtos possam ser comercializados sem depender do SIF, que é o Selo de Inspeção Federal.

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta