‘Caminhada sensorial’ marca retorno do Espraiado de Portas Abertas

A primeira edição deste ano do Espraiado de Portas Abertas, projeto da Secretaria de Turismo de Maricá, começou com uma novidade neste domingo (10/02). Crianças e idosos participaram de uma ‘caminhada sensorial’, onde o intuito era ouvir a natureza, como o som das corredeiras e do vento batendo nas árvores. No circuito dos bares e restaurantes da região, o prato servido foi a costela bovina. Artistas do projeto Pratas da Casa, também da Secretaria de Turismo de Maricá, se apresentaram em diversos pontos. O evento será realizado a cada dois meses.

Durante a caminhada, que teve como guia o índio Dauá Puri e ocorreu dentro do Sítio do Riacho, os participantes passaram por bambuzais e formações curiosas como a chamada cortina de cipó. A cada parada, o guia propunha aos caminhantes rituais de permissão e agradecimento à natureza com cânticos na língua tupi-guarani. “É a primeira vez que venho ao evento e já quero morar aqui, ele lugar é lindo”, exclamou Marlene Mariani, de 68 anos, moradora de Itaipuaçu.

Vindo do bairro do Fonseca, em Niterói, o farmacêutico Elias Almeida, de 54 anos acredita ser importante mostrar a natureza para os mais novos. “Muitos nem nunca viram uma bananeira na vida. Acho que é preciso incentivar mesmo o contato com a natureza”, disse.

Ao longo da estrada que corta a região, muita gente fez questão de dar uma parada nos restaurantes para saborear a costela servida. “Estou vindo pela primeira vez e trouxe a família toda, vão todos almoçar aqui hoje”, garantiu Dirce Marisa Quevedo, de 76 anos, que também foi pela primeira vez ao evento.

A próxima edição do Espraiado de Portas Abertas acontece no dia 14 de abril, cujo prato servido será a galinha à moda caipira. O evento retorna nos dias 2 de junho (com feijoada), 4 de agosto (guando), 6 de outubro (com um festival de aipim) e 8 de dezembro (com pernil à moda da roça).

Foto: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta