Programa Passaporte Universitário é lançado no Cineteatro Henfil

Lançado na noite desta segunda-feira (11/02), em solenidade realizada no Cineteatro Henfil, o programa Passaporte Universitário, da Secretaria de Educação de Maricá, vai permitir que moradores residentes na cidade há, no mínimo, cinco anos, tenham acesso a cursos de graduação, pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado em instituições educacionais de ensino superior renomadas.

Para concorrer às primeiras bolsas, os candidatos deverão se inscrever no site http://passaporteuniversitario.marica.rj.gov.br/ , a partir das 8h desta terça-feira (12/02). “Serão 1.000 bolsas neste primeiro momento, das quais 700 serão para bolsa social e 300 para bolsa excelência”, explicou a secretária de Educação Adriana Luíza da Costa, ressaltando que, até o final do ano, cinco mil estudantes terão a oportunidade de ingressar em uma instituição de ensino superior. “Em junho nós estaremos abrindo as inscrições para mais duas mil vagas e no final do ano, em novembro, serão mais duas mil, para que os alunos comecem a estudar em 2020”, revelou.

A bolsa social é destinada aos candidatos que possuem renda comprovada de até seis salários mínimos e as bolsas de excelência aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota superior a 450 pontos, sem zerar a redação.

Para o prefeito Fabiano Horta, além de apostar na formação da juventude, a iniciativa tem o objetivo de atrair um polo universitário para Maricá. “Com a implantação desta política, as universidades passam a se estabelecer no município. Nós já temos este ganho visível, com a Faculdade de Maricá se vinculando à Faculdade de Vassouras e já se instalando na região com cursos presenciais ainda neste primeiro semestre”, disse o prefeito, acrescentando que outras instituições de ensino também já estão procurando imóveis.

“Ganhamos em justiça social, oportunizando acesso à universidade para as pessoas que mais precisam, e ganhamos na construção de um grande polo de conhecimento e fomentação de pensamento crítico, para que a juventude possa ter, na sua cidade, a oportunidade de fazer cursos superiores e desenvolver os seus saberes, revertendo isso, posteriormente, em ajuda e ganhos para a cidade”, afirmou.

Até o momento, cinco instituições de ensino superior já estão credenciadas no programa. São elas:

  • Fundação Educacional Severino Sombra
  • S.E. Estácio de Sá
  • Associação Brasileira de Educadores Lassalistas – UniLassale
  • Fundação Educacional Serra dos Órgãos UniFeso
  • Campanha Nacional de Escolas de Comunidade – Cenecista

Todos os requisitos para fazer parte do programa Passaporte Universitário estão no Edital do Aluno, publicado na edição 931 desta segunda-feira (11/02) do Jornal Oficial do Município (JOM) e disponível no portal da prefeitura – www.marica.rj.gov.br

Fotos: Katito Carvalho

Fotos: Katito Carvalho

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta