Ícone do site Revista Maricá Já

Guardas municipais de destaque no trimestre são homenageados

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá homenageou os 13 servidores da Guarda Municipal (GM) que mais se destacaram pela maneira como exerceram suas responsabilidades e atribuições no primeiro trimestre de 2019. 

Durante a solenidade realizada na manhã da última quarta-feira (17/04) na sede da GM, em Araçatiba, o secretário da pasta Celso Netto quebrou o protocolo e fez questão de cumprimentar todo o grupamento do dia antes do início da sua fala. “Precisamos tanto deste ato de carinho e calor humano, quanto de normas e diretrizes, não podemos deixar a ternura pelo outro se perder no dia a dia, e esta solenidade representa isto, além do reconhecimento”, destacou o secretário, ressaltando a importância da estruturação e da capacitação constante do efetivo.

“Estamos investindo na construção de um plano de cargos e salários, estrutura e logística. Além disso, estamos planejando um novo concurso público para aumentar o efetivo, e nos últimos dias tenho feito contato com diversos especialistas da Polícia Militar e da Universidade Federal Fluminense, para trazer cursos e palestras de integração para a GM de Maricá”, afirmou Netto.

Representante do Estado através do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), o Capitão Wladimir dos Santos, que também é responsável pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) falou sobre o entusiasmo que este tipo de iniciativa gera na tropa. “É disso que precisamos para trabalhar motivados. Desta forma, estaremos cada vez mais integrados para construir uma segurança pública mais efetiva para a população de Maricá”, disse Wladimir. 

De acordo com o comandante geral da Guarda Municipal de Maricá, Renato Luiz Moreira, aqueles que não foram homenageados desta vez, agora saberão que estão sendo observados. “Esta é uma das formas que encontramos para resgatar o guarda que está desmotivado, para que o trabalho dele fique cada vez melhor. Queremos reforçar a humanização da Guarda, e esta é a primeira vez que realizamos a homenagem, que agora vai acontecer a cada trimestre”, explicou. 

Ao término desse prazo, os responsáveis pelos cinco grupamentos da GM (Defesa Ambiental, Canil, Tático Operacional, Ronda Escolar e Patrulhamento Preventivo) vão avaliar os seus componentes dentro dos critérios de iniciativa, presteza, dedicação, assiduidade, pontualidade, urbanismo e trato com o público. 

Homenageada, a GM Danielly Roza, que atua no grupamento de trânsito, falou sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia e sobre a importância deste reconhecimento. “A maior parte dos guardas quer trabalhar de forma correta, ajudar o cidadão e se colocar na rua tendo como principal objetivo a população. Não saímos de casa para ser ridicularizados na rua e nem devemos ser alvo de ofensas nas redes sociais, somos passíveis de erro, mas estamos buscando acertar e sempre dispostos a agregar à administração pública”. 

Ex-comandantes da Guarda, Simone Almeida Barbosa e Ana Aretuza falaram sobre as mudanças que aconteceram ao longo dos anos. “Hoje somos uma Guarda Municipal muito mais unida e temos mais empenho para trabalhar, porque além de pessoas a nossa frente que conhecem de perto as nossas dificuldades, estamos melhorando cada vez mais os nossos equipamentos e estrutura”, disse Simone, que foi a primeira comandante da Guarda de Maricá. 

“É emocionante e gratificante ver que estamos resgatando os nossos valores de equipe. Este ato é muito importante para todos nós e eu espero que esta iniciativa toque profundamente a nossa alma, trazendo de volta a honra e o respeito para a nossa instituição”, finalizou Ana. 

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Sair da versão mobile