Atendimento psicossocial de Maricá vira pesquisa da Fiocruz

A rede de atendimento psicossocial de Maricá virou objeto de uma pesquisa da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). Foi o que revelou o professor de saúde mental da instituição, Marco Aurélio Soares Jorge, logo após uma palestra ministrada nesta quinta-feira (16/05) no Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), vinculado à Secretaria de Saúde do município. O evento é parte dos atos da Semana de Luta Antimanicomial, que procura estimular o atendimento familiar dos pacientes com base na lei 10.216, de 2001.

Após a abertura feita pelo diretor da unidade, César Viellas, Marco Aurélio Jorge disse em sua explanação que o sistema que vem sendo estruturado na cidade desde 1987 corre um sério risco de sofrer um desmonte pela atual gestão federal.

“Já se fala em reabrir manicômios com a mesma antiga e combatida filosofia de trabalho. Há retrocessos em andamento no país”, alertou o professor, ressaltando, ao final, que vai basear em Maricá sua pesquisa sobre redução de danos e promoção em saúde mental. “O que observo aqui é que há uma preocupação em realizar um trabalho transparente no setor. A cidade vem dando conta de sua demanda”, pontuou.

César Viellas acrescentou que o trabalho funciona porque a rede dialoga com outras pastas, como Saúde e Políticas Inclusivas. “Lidamos aqui com vícios em álcool de drogas, coisa que atinge setores delicados como trabalho e família. Então essa integração é importante para nossas ações”, disse o diretor do CAPS AD, que anunciou a implantação de ambulatórios de saúde mental no município.

A plateia do evento era composta por pacientes da unidade e suas famílias, que fizeram perguntas e deram sugestões. Um desses pacientes falou sobre como o local o ajuda. “Eu vivo nas ruas aqui do Centro e venho aqui quase todos os dias. O tratamento daqui é muito bom, mas temos de ficar atentos pois esse governo federal pode mesmo acabar com tudo”, acredita Alcinei Duarte, de 50 anos.

Fotos: Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta