Ícone do site Revista Maricá Já

Pacientes do CAPS participam de caminhada no mirante do Caju

DCIM\134GOPRO\GOPR2494.JPG

Doze pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) participaram na última quarta-feira (22/05) de uma caminhada no mirante do Caju, de onde se vislumbra uma das mais belas paisagens de Maricá.

O grupo, composto por pessoas em tratamento nos setores de saúde mental e de álcool e drogas, mostrou disposição para encarar a subida de aproximadamente dois quilômetros e, em seguida, encarar as trilhas na mata no alto do morro.

O evento teve a participação de guias voluntários e, de acordo com a coordenação do CAPS, deve se repetir a cada três meses.

A coordenadora Vânia Kohwaltre explicou que a caminhada seria em comemoração à Semana de Luta Antimanicomial, cuja data é 18 de maio, mas acabou adiada na última quarta-feira (15/05) em razão das chuvas daquela semana.

“Vamos realizar mais caminhadas porque entendemos que a relação com o meio ambiente é muito importante para o tratamento deles. Mentalmente, a parte sensorial é muito estimulada, além reforçar a questão da inclusão deles”, disse Vânia.

Entre os pacientes, o evento também foi bem recebido. “O esforço físico é necessário, mas também dá uma sensação de conquista, que deixa a gente mais rico em vivência pessoal”, detalhou Mateus Carmo de Santana, de 27 anos, há um ano em tratamento no CAPS.

Para Adriana Estácio de Oliveira, de 43 anos, foi a vez de descobrir um lugar que não conhecia. “Adorei e quero voltar, a vista é linda demais. Caminhadas assim nos fazem ocupar a mente e acalmar o coração”, garantiu ela.

Fotos: Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Sair da versão mobile