PROJETOS DA SECRETARIA DE SAÚDE CONCORREM A PRÊMIO NACIONAL

Dois projetos da Unidade Básica de Saúde de Maricá foram aprovados para a premiação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, que acontece de 2 a 5 de julho, em Brasília.
A cidade garantiu a maior nota no estado (9,7) com o trabalho “Terapia neural: uma ferramenta para tratamento das sequelas da Chikungunya” onde é feito um atendimento na rede municipal com acupuntura e fisioterapia para os pacientes que tiveram a doença. 
O outro projeto escolhido foi “Auriculoterapia na Atenção Básica: extensão universitária para integração do ensino e serviço” em quarto lugar com nota 9,5.  Os projetos integram o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e são Práticas Integrativas e complementares de saúde,  os núcleos são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF).

Esses tratamentos no município existem desde 2011 e são realizados na Unidade Básica de Saúde em Ponta Grossa. De acordo com Raphael Dias, coordenador do Núcleo Permanente em Saúde (NEPS)a necessidade de expansão desses tipos de tratamento aconteceu em 2017 em uma parceria com a Escola de Enfermagem da UFRJ e realizada a capacitação de todos os profissionais “Foram 130 profissionais, além de docentes e alunos. Ao todo tivemos três turmas no período de 2017-2018, além da participação de equipes de outras unidades.

Para a secretária de saúde Simone Costa, é um marco muito importante ter dois trabalhos de Maricá dos cinco do estado selecionados. Isso mostra que o nosso investimento no aprimoramento da saúde gera resultados. “Podemos ganhar um prêmio nacional e colocar a saúde pública de Maricá em evidência no país. Isso é um reconhecimento dos investimentos do município na saúde pública”, completou.

Terapia neural

A terapia neural propõe o tratamento de sintomas usando injeções de uma substância chamada procaína que, segundo o método, provoca um estímulo no sistema nervoso e “reorganiza” funções do organismo.
Segundo o fisioterapeuta Clailson Henriques de Almeida Faria a técnica, que surgiu na Alemanha na década de 1920 e é popular em países da Europa e da América Latina, tem princípios parecidos com os da acupuntura: considera o corpo como um todo e não se preocupa necessariamente com a cura.
O aposentado Agnaldo Calixto, morador de Ponta Grossa estava enfrentando um quadro de depressão e por indicação do psicólogo começou a fazer terapia neural. “Estava fazendo uso de medicamentos, mas com o tempo fui parando e voltando a ter uma vida normal, passei a viajar mais, a fazer atividade física e o resultado foi positivo”, comentou.

A vendedora Edna Cristina contou que chegou a unidade de saúde com muitas dores e começou o tratamento com acumpultura indicada pelo fisioterapia. “Sofro de cervicalgia, que afeta os nervos, atingindo o braço e as mãos. Ficava toda rígida. No primeiro dia já tive uma melhora. Trata até o emocional, faz relaxar”, comentou.

Auriculoterapia

Já a auriculoterapia consiste na estimulação de pontos nas orelhas. Segundo a enfermeira Ana Cassia Gonzalez dos Santos, cada ponto se refere a um órgão específico. “Quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão”, disse.
Para o aposentado Lucimar Moreira Pinto de 70 anos, a auriculoterapia foi a solução para diversos problemas. Ele começou a fazer o tratamento com o grupo de tabagismo e a auriculoterapia veio para complementar. “Já sofri três infartos, coloquei ponte de safena. Depois do tratamento melhorou a minha disposição e finalmente parei de fumar. Fumei por 50 anos. É uma melhora na mi vida”, relatou.

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Com o tema “Diálogos no cotidiano do SUS”, a edição deste ano acontece entre os dias 02 e 05 de julho, em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A expectativa é que o evento reúna cinco mil pessoas, dentre gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, representantes de instituições ligadas à saúde e autoridades. Além das atividades previstas para cada dia do Congresso, nesta edição também ocorrerá a eleição do novo presidente do Conasems na Assembleia geral dos secretários municipais de saúde, que ocorrerá no dia 3 de julho.

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta