Ícone do site Revista Maricá Já

“Lagoa Limpa, Mar de Peixe” conscientiza alunos sobre preservação ambiental

Cinquenta alunos da Escola Municipal Barra de Zacarias participaram na última sexta-feira (31/5) do projeto “Lagoa Limpa, Mar de Peixe”, na lagoa de Zacarias. O projeto é realizado há dois anos pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca.

Durante a ação, os alunos ouviram sobre as diferenças dos biomas brasileiros, chuva ácida, poluentes, contaminação da atmosfera, dentre outros assuntos. Após a parte teórica, os estudantes recolheram o lixo à beira da lagoa e plantaram 50 mudas de aroeira, com o auxílio do agrônomo Claudio Mattos.

O secretário da pasta, Júlio Carolino, frisou a necessidade de tornar os alunos multiplicadores da preservação ambiental.

“Zacarias é um dos paraísos que existem em nossa cidade e para que continue assim precisamos ter consciência ambiental e a contribuição de cada um de vocês para que essa beleza se mantenha por essa e para as próximas gerações”, explicou o secretário.

Victor Mateus Souza, de nove anos, participava pela primeira vez. “É bem legal ver de perto tudo que a professora fala em sala. Não podemos jogar lixo na rua porque agindo assim estaremos poluindo o meio ambiente”, destacou.

O aluno do quarto ano Enzo Batista disse que se pudesse escolher um presente de aniversário, gostaria de ganhar um drone para poder fotografar as belezas naturais de Maricá. “Sou muito apaixonado pela natureza e faço o possível para preservar as lagoas, as matas e cachoeiras”, frisou.

Com 10 anos, Larissa Fernandes da Silva, aluna do quinto ano, disse que aprendeu muito sobre a diversidade das espécies animais e vegetais que existem na cidade.

“Não sabia que existia o jacaré-de-papo-amarelo. Muito legal. Eu fico o tempo todo vigiando meu irmão mais novo, de seis anos, para ele não jogar lixo no chão”, frisou a aluna que sonha ser veterinária.

A professora do quinto ano, Fátima Mano, falou sobre a importância de atividades educativas que mostrem na prática o que eles aprendem em sala de aula.

“Toda criança aprende com mais facilidade quando sai do mundo abstrato e parte para ação o que melhora o aprendizado e o cuidado com o ambiente que os cerca”, concluiu.

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Sair da versão mobile