Quaquá lança livro sobre os seus anos de governo

Evento na praça reuniu amigos, familiares e admiradores

No aniversário de 205 anos de Maricá, o ex-prefeito, professor e sociólogo Washington Quaquá lançou pela Editora Mais Que Palavras o livro ‘Maricá- Cidade das Utopias- 10 anos de hegemonia popular. O local escolhido para o lançamento foi a Praça Orlando de Barros Pimentel. O cantor Claudinho Guimarães agitou o público com uma roda de samba.
Para Quaquá, esse é um livro importante que marca os 10 anos de governo populares na cidade. “Governos que transformaram a vida do povo de Maricá e transformaram a cidade. As pessoas que conheceram Maricá há 10 anos e conhecem hoje sabem a profundidade e o tamanho das transformações que nós realizamos. Uma cidade que conseguiu ser transformada. Tudo o que eu sou na minha vida, eu construí em Maricá. A cidade que me deu tudo é a cidade que eu ajudei a construir e isso me dá muito orgulho”, comemora.
De acordo com o prefeito Fabiano Horta o livro reflete a luta que eles tiveram ao longo dos anos e lembra os mais de 30 anos que estão juntos nessa caminhada. ” Quaquá é um grande líder, um grande visionário, alguém que ajudou Maricá a achar um caminho de transformação. Lembro dos nossos sonhos, do que significava o momento da posse a luz de velas, momento de euforia, ao mesmo tempo do senso de responsabilidade que estava colocado sobre nós. E ao longo dos oito anos que ele governou veio construindo as bases para Maricá ser essa cidade que é hoje. Maricá a cada dia vai se consolidando como uma cidade emergente que cresce em infraestrutura, urbanização, melhoria de qualidade de vida. Uma cidade onde as pessoas são centro de tudo, uma cidade justa”, diz.

A deputada Zeidan e esposa de Quaquá disse que o livro remonta, trás a história da gente que vem reconstruindo um município. “Pegamos o município a luz de velas. Hoje nós temos um modelo de projetos sociais inigualáveis”, comentou.

Os pais de Quaquá, Ione Cardoso e seu Carlinhos eram só alegria por mais essa realização do filho. “Nós chegamos aqui, ele ainda um menino com 9 anos e sempre dizendo que precisava transformar essa cidade e fazer com que outras pessoas tenham a oportunidade de ter o poder nas mãos de transformação ou não dependendo da capacidade de cada um e eu acho que ele teve essa capacidade. Fez a transformação de nossa cidade, mudou a cara da cidade, o modo de fazer política e fez o seu sucessor”, comentou.

Sobre o livro


Maricá Cidade das Utopias – 10 anos de governos de hegemonia popular, é um livro literalmente autoral do ex-prefeito (por 2 mandatos, correspondentes a 8 anos) da cidade, o cientista social Washington Quaquá, responsável por todo o processo de construção do PT e da vitória que levou à interrupção do poder do coronelismo secular que dominava o município de Maricá, e o estrategista das inovações sociais e políticas realizadas nestes 10 anos de governos de hegemonia popular na cidade do litoral do Rio de Janeiro, não apenas fala didaticamente dos projetos executados mas faz análise política e sociológica do processo em curso em Maricá, que serve de exemplo e inspiração para a esquerda Brasil e mundo à fora.

Foto: paulo sérgio polônio

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta