Maricá apresenta projetos na Brasil Offshore

Os participantes da feira Brasil Offshore que acontece em Macaé, norte do Estado do Rio, conheceram um pouco dos investimentos realizados pela prefeitura de Maricá e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) no painel “Apoio Offshore por Maricá” apresentado pelo prefeito Fabiano Horta na tenda da arena da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP).

O prefeito ressaltou os investimentos no Aeroporto Municipal e a criação do Fundo Soberano, que já acumula depósito no valor de R$ 130 milhões e tem a expectativa de acumular, em 10 anos, R$ 1,5 bilhão.

O aeroporto de Maricá é estratégico para operações offshore por conta da sua estrutura e localização, a 200 km em linha reta dos campos do pré-sal. “A cidade está investindo no Aeroporto Municipal de Maricá para atrair operações de translado para as Bacias de Campos e Santos. Maricá ocupa um papel protagonista na fronteira dos campos de pré-sal”, disse Fabiano Horta, lembrando que já existe uma operação de apoio às plataformas.

A parceria com a empresa italiana Leonardo também será mais um atrativo para setor. Os planos da prefeitura é instalar um centro de manutenção de helicópteros, simuladores e investimento em tecnologia de segurança.

“Há uma parceria societária sendo construída. Vamos levar para a cidade de Maricá um centro de manutenção de aeronaves em conjunto com a Codemar”, explicou o prefeito.

Base logística offshore

Estrategicamente localizada, Maricá está a 60 km do Centro do Rio de Janeiro. A cidade tem 150 mil habitantes e área de 362 km², o que garante a confrontação de 48,9% aos campos do pré-sal da Bacia de Santos. As áreas de exploração ficam a 200 km da costa, um percurso 100 km menor em relação a Macaé.

O Aeroporto Municipal conta com uma pista útil de 1.200 metros e é administrado pela Codemar. Totalmente remodelado, ganhou um novo Terminal de Passageiros (TPS) preparado de acordo com as normas reguladoras para a operação offshore. O TPS tem sala vip, sala de revista, duas salas de briefing, posto médico, áreas separadas para embarque e desembarque, check-in e espaço para um café. Tudo com total acessibilidade.

Brasil Offshore 2019

A Codemar esteve com um stand na 10ª edição da Brasil Offshore, feira internacional do mercado de petróleo e gás. Quem visitou o stand A45 teve a oportunidade de ver de perto uma ação conjunta de atividades e serviços da empresa, além de conhecer a Maricá do Futuro, projeto de transformação da cidade com foco na criação do Parque Tecnológico, do Parque Industrial, da ampliação de atividades aeroportuárias e investimentos em rodovias.

Fotos: Divulgação

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta