Ícone do site Revista Maricá Já

Lonas Culturais agitam o final de semana em Itaipuaçu e Barra

As lonas culturais movimentaram o último final de semana (29 e 30/06) em Itaipuaçu e na Barra de Maricá. No sábado, na Lona Cultural de Itaipuaçu, a Sahaja Yoga, prática reconhecida internacionalmente como benéfica para a saúde do corpo e da alma, tomou conta da atmosfera e, no domingo, a Banda Mamuth, de músicos independentes, se apresentou na Lona Cultural Marielle Franco (Barra) num projeto do ‘Palco Aberto Lonas’.

Na Lona Cultural de Itaipuaçu, Raphael Fernandes, médico da Marinha do Brasil que utiliza, em seu trabalho, a meditação com os pacientes, realizou a palestra com o tema “A meditação e os efeitos benéficos para a saúde física, mental e emocional”.

“As pessoas não fazem ideia, mas a yoga serve como complemento para um tratamento. Se todos soubessem como podem adquirir força mental e como muitos males, como depressão, ansiedade e estresse podem ser evitados, muitos procurariam a yoga”, disse Raphael.

O participante do núcleo da Sahaja Yoga de São Gonçalo, André Ricardo Miranda, de 51 anos, visitou Maricá para prestigiar o evento.

“Conheci a Sahaja Yoga numa época da minha vida que eu precisava de um suporte e apoio para superar os problemas que vivenciava e a prática me ajudou muito. Indico a todos que conheçam e tenham, como eu tive, a oportunidade de mudar a forma de viver”, disse.

Integrante do grupo Sangeet Ananda (que significa Música e Alegria em sânscrito), composta por músicos brasileiros e estrangeiros, Bruno Jatobá, de 59 anos, é violinista e pratica a Sahaja há mais de 30 anos. Ele contou como conheceu a prática.

“Me formei em Física aqui no Brasil aos 23 anos e decidi dar uma volta ao mundo em sete anos, buscando alguma coisa que me abrisse a mente. Viajei e trabalhei com o violino durante esse tempo e, chegando na Ásia, conheci a Sahaja Yoga no Nepal, aos 27 anos, e desde então a pratico pois melhora o bem-estar e cria um equilíbrio interno em quem a pratica”, relatou.

Moradora do Méier, Nírmala Fonseca, de 14 anos, contou como é a vida com a prática. “Eu não sei como minha vida seria sem a Sahaja Yoga, pois a pratico desde que nasci por causa dos meus pais, mas sei que eu sou a única inocente da minha turma da escola, porque eles ensinam aqui a ter respeito, a ser puro e a ser inocente sempre”, finalizou a estudante do 9º ano do ensino fundamental.

No domingo (30/06), foi a vez da Lona Cultural Marielle Franco, na Barra, receber o rock da Banda Mamuth, composta por Mauro Fagundes (vocal), Alexandre Bug (guitarra e vocal), Raul Brito (contrabaixo e vocal) e Rodrigo Schiavo (bateria) no projeto ‘Palco Aberto Lonas’, que dá oportunidade aos músicos da cidade para se apresentarem com uma infraestrutura fornecida pela Secretaria de Cultura.

“O Palco Aberto Lonas foi criado para dar espaço para os músicos de Maricá, que ainda não seja conhecido e esses artistas podem se tornar conhecidos. Este é um projeto fixo e é aberto à todos que queiram participar e mostrar sua arte neste projeto quinzenal”, disse Dalva Alves, coordenadora de Música e idealizadora do projeto.

Sandra Torres, 51 anos, mora perto da Lona Cultural e elogiou a iniciativa. “Eu vim prestigiar pois adoro o que acontece aqui e a Prefeitura está de parabéns por promover este espaço para a arte. Chamo meus amigos até do Rio que vêm prestigiar mas, infelizmente, muita gente não dá valor”, disse.

O casal Fátima Saldanha, de 38 anos e Marcos Saldanha, de 55, saíram da praia e pararam para ver o que acontecia na Lona por curiosidade e ficaram para curtir o show da banda. “A lona é um marco histórico para Maricá pois eleva ainda mais a cultura do nosso município e a banda é excelente. O som é bom demais”, disse Marcos.

Foto: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Sair da versão mobile