Edição do projeto Onda Certa chega ao final em Ponta Negra

Cerca de 60 alunos participaram da festa de encerramento da 5ª edição do projeto Onda Certa, que foi realizada na última sexta-feira (26/07) em Ponta Negra. Este que foi o segundo curso de inverno da iniciativa, contou com caminhada pelo Farol de Ponta Negra, palestra da equipe do CTA Meio Ambiente, ação de educação ambiental em parceira com a secretaria de Cidade Sustentável e iniciação para esportes náuticos em parceria com o projeto Navegar, da secretaria de Esporte e Lazer.

“Este ano foi bem prazeroso, porque nós conseguimos aproveitar bastante a região de Ponta Negra. Todos os dias contaram com aula de educação física, primeiros socorros, educação ambiental e noções de mar. Os alunos foram divididos em duas turmas, uma formada por crianças de oito a 11 anos, e a outra formada por adolescentes de 12 a 17 anos”, explicou o major Gilvane Dias, coordenador operacional da Defesa Civil.

Quase 500 crianças e adolescentes já se formaram através do Onda Certa, que é realizado pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). “Além de todo o aprendizado, este projeto também traz a proposta de estar mais próximo da sociedade, e acredito que estamos tendo muito sucesso. O Onda Certa já está inserido no calendário oficial do município, quando se aproxima o período de férias, as pessoas já nos procuram querendo participar e querendo o projeto perto de suas casas”, ressaltou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Luiz Carlos dos Santos, falando também sobre a importância da inciativa para o município.

“Os membros mais importantes da sociedade são as crianças, quando investimos na educação dos jovens, estamos investindo em futuro e tudo que os envolve. Quando investimos nas crianças e nos jovens, investimos nas pessoas. Com as obras de infraestrutura, estamos investindo no local. Na equação onde você soma os investimentos feitos nos jovens e aos investimentos feitos na infraestrutura da cidade, o resultado é uma sociedade melhor e uma cidade melhor para todos”, afirmou Luiz Carlos.

Bióloga e executora técnica do CTA Meio Ambiente, que faz um trabalho de monitoramento de praia, Larissa Araújo, contou sobre o trabalho realizado nas praias de Maricá e sobre a interação com os pequenos. “O projeto Onda Certa nos convidou para dar uma instrução sobre preservação ambiental, então falamos um pouco sobre animais marinhos que ocorrem na região, os principais impactos que eles sofrem, graças a interferências como a poluição, a colisão com embarcações e a interação com redes de pesca. Passar a importância da preservação para as crianças é a nossa principal mensagem, para que futuramente estas espécies continuem a existir”, disse Larissa.

Mãe do aluno Alex Augusto, de 15 anos, Daiane Cesário (32 anos) aprovou a atividade. “É um projeto bem bacana. Eu já conhecia, mas o meu filho nunca tinha participado. Os professores pegam firme na educação deles, e assim eles ganham mais disciplina, achei bem legal”.

Acompanhando de perto o projeto e os passos do pequeno Luís Gabriel, de apenas três anos, Cíntia Silva (36 anos) falou sobre a expectativa para participação do filho. “O Luís Gabriel ainda não pode participar, mas trouxe ele para ficar por perto, já que o mar é uma coisa que ele gosta bastante. Quero muito que no futuro ele participe, porque moramos perto daqui e logo ele vai querer entrar no mar sozinho, passando pelo curso ele vai ganhar mais habilidade para ter noção do que fazer”, contou Cíntia.

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta