Ícone do site Revista Maricá Já

O sonho continua

Mais de 1500 certificados das bolsas de estudo entregues

A emoção tomou conta dos 1.530 contemplados do Programa Passaporte Universitário que receberam na última quarta-feira (07/08) os certificados que dão direito a bolsas de estudo gratuitas em universidades.

A cerimônia aconteceu na quadra do Esporte Clube Maricá, no Centro, e contou com a presença do prefeito Fabiano Horta, de autoridades locais, de representantes das universidades credenciadas e dos familiares que acompanham de perto o tão aguardado momento do ingresso à faculdade.

A abertura da solenidade contou com a apresentação do coral do Programa Cultura de Direitos, da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher.

“O Passaporte só faz sentido se a partir daqui entendermos que esse investimento na universidade para cada um aqui, tem a ver com a retroalimentação de um saber de quem não vai ter oportunidade na vida de ingressar uma universidade. Mas vai a partir da dinâmica físico-química do corpo humano ser atendido por enfermeiros e médicos que vão trabalhar nos hospitais do Brasil afora. Só faz sentido se isso for o espírito da essência”, discursou Fabiano Horta.

Emocionada, a secretária de Educação Adriana Luiza da Costa falou que a oportunidade dada pelo programa é uma forma de transformar a vida dos participantes. “Nós que lutamos na vida, que passamos por dificuldades, sabemos o quanto isso significa para essas pessoas”, disse.

Ao longo da cerimônia foram exibidos no telão montado no ginásio vídeos com depoimentos de alunos e representantes das universidades credenciadas – Estácio de Sá, Fundação Educacional Severino Sombra (Faculdade Maricá); Unilasalle (Faculdade La Salle; Companhia Nacional de Escolas de Comunidade (CNEC) e a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Unifeso).

Em outro momento da cerimônia houve uma homenagem aos familiares que foi representado por Aquiles Charifa, pai de Rodrigo Assis Charifa, estudante contemplado para o curso de Medicina.

“O meu desejo é que essa administração continue tendo êxito e que venha alçar voos mais altos para que possa tornar possível que outros estudantes de outras cidades também consigam realizar o sonho de cursar uma universidade”, falou emocionado Aquiles, ao contar que o filho já havia tentado outras quatro vezes ingressar numa universidade pública, e em todas ficou muito perto de uma classificação, sem conseguir o acesso. “Acreditei no meu sonho imensurável e graças ao passaporte eu estou conseguindo isso”, relatou Rodrigo.

Assistindo à cerimônia de entrega dos certificados que dão direto a bolsas de estudo do Passaporte Universitário estava a auxiliar de serviços gerais, Lucimar Silva da Cunha de 59 anos.

“É muito grande a emoção ver que minha filha Tatiana Silva da Cunha, de 18 anos, passou para o curso de Psicologia. Era o sonho dela entrar na faculdade, principalmente para nós que somos de família humilde e não temos condições de pagar uma faculdade”, discursou a moradora do Boqueirão.

“É um sonho. Nunca imaginei que fosse fazer uma faculdade, ainda mais porque venho de uma família pobre e não tinha tempo para estudar”, disse a copeira Tânia Antunes, de 47 anos, agora aluna do curso de Gestão Pública. Ela se inscreveu no programa com a filha, que passou para o curso de Pedagogia.

“A nossa felicidade é enorme. O próximo passo depois que eles saírem daqui é a partir de amanhã realizarem as suas matrículas nas instituições de ensino e começarem a estudar”, adiantou Denize Cardin, coordenadora do programa.

Fotos: Elsson Campos

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Sair da versão mobile