Maricá comemora Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

A comemoração pelo Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, promovida pela Secretaria de Políticas Inclusivas no dia 21/09, na Praça Tiradentes (Araçatiba) contou com apresentações de dança, música, karatê, jiu-jitsu, muay thai, canoa havaiana e triciclos adaptados, além de atividades lúdicas e a doação de mudas de plantas no coco.

Passaram pelo local, representantes e alunos do Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas (NAIR), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef Maricá), Associação Pestalozzi de Maricá.

“Trouxemos esportes inclusivos para mostrar a todos que passaram por aqui que esse é um dia de luta que temos que colocar em evidência. Só temos que agradecer porque as pessoas vieram. Em Maricá existe inclusão”, disse a secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto.

Convidado para apresentar o trabalho que desenvolve, Jhony Claper (32 anos) arrasou na bateria. Morador do Engenho da Rainha (Rio de Janeiro), o rapaz tornou-se deficiente visual logo após ter nascido prematuro e precisado passar seis meses na incubadora.

“Comecei na música aos 5 anos, na igreja onde meu pai tocava. Eu ficava sempre muito próximo da música e do som e me apaixonei ao ponto de deixar de brincar como as outras crianças, para tocar bateria. Mas nada foi fácil para mim, sempre tive que fazer muito esforço, porque eu não enxergava. As próprias pessoas da minha família, olhavam para mim e não sabiam como ia ser”, lembrou, antes de dizer o que esses episódios o ensinaram.

“A limitação não vem da deficiência, mas do coração, do esforço que a pessoa faz ou não para batalhar. Porque às vezes não depende dela poder ou não poder, mas dela não querer fazer. Todos nós precisamos de ajuda para algumas coisas, sim. E isso é natural. Mas nós não podemos deixar que isso nos abata”, afirmou.

Vale destacar que as secretarias de Esporte e Lazer, Turismo, Cultura e Agricultura, Pecuária e Pesca também colaboraram com a atividade.

Fotos: Divulgação

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta