Ícone do site Revista Maricá Já

Vacinação contra a febre aftosa gratuita até o fim do mês em Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio de Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, iniciou mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa – a segunda deste ano. Até o dia 29/11, o pecuarista que tiver a quantidade de 60 animais será contemplado com a vacinação gratuita.

O coordenador da campanha em Maricá, Marcelo de Oliveira, conta que o município dispõe de aproximadamente três mil doses para imunizar os animais, que serão protegidos contra a febre aftosa e a raiva simultaneamente. Ressalta ainda que, como ocorreu em ocasiões anteriores, os pecuaristas que tiverem mais do que 60 animais terão de fazer a vacinação e depois comunicar à secretaria. 

Ainda segundo ele, a imunização contra a febre aftosa é extremamente necessária, e o fornecimento gratuito das vacinas é exclusividade do maricaense. “Precisamos imunizar o gado e os búfalos porque essa doença pode gerar um problema sério no país, não só em Maricá. Aqui nos empenhamos ao máximo para que o pecuarista tenha acesso às campanhas, e nós somos talvez os únicos que fazem isso no estado do Rio”, explica.

O secretário Júlio Carolino reiterou a importância da imunização dos animais a nível nacional. “Essa campanha nos deixa livre da febre aftosa e do embargo ao nosso produto, porque basta termos um caso que a gente não consegue mais exportar carne para outro país”, explicou.

“Os produtores podem procurar o nosso posto no centro para comunicar a vacinação dos seus animais e também para tirar o seu guia de transporte para andar regularizado. Oferecemos esses serviços também gratuitamente, é só nos procurar”, acrescentou Julio.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, e com agravamento surgem aftas na boca e nas patas de animais com casco fendido. O vírus está presente no fluido da vesícula, na saliva, no leite e nas fezes dos animais contaminados – que podem facilmente contaminar outros animais e em alguns casos os humanos também.

Fotos: Fernando Silva

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Sair da versão mobile