Preparação para o 45º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco movimenta Maricá

Atletas de vários estados brasileiros já se preparam para o 45º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, que acontece na sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco), em Itapeba, a partir desta quarta-feira, 13/11.

Nesta terça-feira, 12/11, foi realizada a última prática oficial e inspeção de equipamento – como um pré-requisito para a competição. O evento é uma parceria da confederação com a Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá.

Para o técnico da Seleção Brasileira de Tiro com Arco, Jorge Luiz Carrasco, a competição é um marco na vida de muitos atletas. “Esta, sem dúvida, é a competição mais importante porque é a última do ano. Também será um diferencial na vida deles, que sempre se superam no esporte e vão cada vez mais longe”, explicou.

O atleta do clube Íris, de Maricá, Matheus Gomes, 14, que é vice-campeão de arco indoor, contou que como cadete, está bem no esporte e já está competindo com os adultos. Medalhista de bronze do Mica, a competição das Américas, ele enxerga a vida agora de uma maneira diferente.

“Mudou tudo para mim. Antes era sedentário, agora, além da interação social, aprendi a ser mais responsável, a buscar meus objetivos e a acreditar mais nas minhas metas”, explicou.

“Realizar um evento desse cunho é muito importante principalmente porque temos aqui no CBtarco uma escolinha do Projeto Esporte Presente onde as crianças aprendem e se familiarizam com a modalidade. Assim estamos alimentando essa base para que daqui a uns anos saiam daqui grandes atletas”, afirmou o secretário Carlos Vagner Frauches.

O funcionário público Daniel Dutra, de 23 anos, nunca tinha tido contato com o esporte. Ele disse que gostou, e pretende se aprofundar mais para entender sobre. “É bem legal, tem que ter bastante concentração, exige bastante da parte mental. Não sei se é para mim, mas eu pretendo conhecer mais”.

Ainda segundo ele, Maricá ser sede do esporte é um grande atrativo para a cidade. “Só em ter isso na cidade é um presente. Poder acompanhar de perto é sensacional”, concluiu.

O atleta paralímpico João Ivisson, 36, que é de Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, esteve presente na prática oficial e estará entre os competidores. “É muito importante participar de todas as competições, uma grande responsabilidade, é um campeonato de alto nível”, comentou.

A competição tem início nesta quarta-feira, 13/11, e vai até o próximo domingo, 17/11, que é quando acontecem as premiações. A sede do CBTarco fica na rua Ivone dos Santos Cardoso, 340, em Itapeba.

Fotos: Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta