Maricá recebe 32 clubes no 45° Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco

O 45° Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, que aconteceu na sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco), em Itapeba, contou com a participação de 32 diferentes clubes de todo o país. A competição teve início na última quarta-feira (13/11), e chegou ao fim neste domingo (17/11), quando aconteceram as finais de equipes e individuais, na modalidade Arco Recurvo. 

“Conseguimos fazer o maior brasileiro de todos os tempos, com 176 arqueiros. Este é o terceiro brasileiro consecutivo que fazemos desde 2017, quando realizamos nosso primeiro campeonato de grande porte. Desde então, a Prefeitura vem ajudando a gente com toda estrutura e apoio”, garantiu o presidente da Federação de Tiro com Arco do Rio de Janeiro, João Cruz. 

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Vagner Frauches, o investimento que o governo municipal tem feito está resultando na consolidação da modalidade no município. “Para nós, é muito importante a promoção de campeonatos como este, que tem uma repercussão enorme não só dentro do nosso estado, mas em todo o Brasil. É importante que as pessoas conheçam e queiram fazer parte do tiro com arco. A gente convoca a sociedade a divulgar esta modalidade, que  já nos deu atletas olímpicos, então precisamos fazer com que se popularize cada vez mais”, destacou, lembrando que o CBTarco tem uma escolinha gratuita,  parte do projeto com o município, esperando por novos alunos de segunda a quinta-feira, em dois turnos (manhã e tarde). Podem participar crianças de 09 a 17 anos. 

Destaque do projeto municipal, a atleta Ane Marcelle dos Santos (25 anos), elogiou o evento. “Foi tudo muito bem organizado e de alto nível. A única coisa que atrapalhou foi o vento, que é muito ruim para qualquer arqueiro. Mas como nós somos acostumados a treinar em Maricá, acabou sendo tranquilo”, divertiu-se ao lembrar. 

Conhecido como Marcelinho, o atleta Marcelo Costa Filho (19 anos), também comentou sobre a competição. “Foi um campeonato muito bom, contou com muitos atletas qualificados, o que aumenta a rivalidade e faz com que o campeonato seja muito disputado. Tivemos finais com pontuação muito alta”, afirmou. 

O jovem arqueiro Marcus Vinicius D’Almeida (21 anos), destacou suas conquistas. “Estive em todas as finais de ouro, e isto é o que eu tinha em mente. A competição foi ótima, e como aqui em Maricá temos o técnico da seleção, acho que isto pode ser um diferencial, além de ter um campo exclusivamente nosso, onde podemos treinar a qualquer momento”. 

Ao longo dos cinco dias de competição, foram premiadas as modalidades Barebow, Composto e Recurvo. Fábrica de campeões, Maricá marcou presença em todas as finais da modalidade arco recurvo com atletas como Marcelinho Costa Filho, Ane Marcelle dos Santos, Marcus D’ Almeida, Ana Luiza Caetano, Nathalia Brizolla e Meiry Ellen. 

Moradoras de Maricá e atletas da Associação Arqueiros da Iris, Ana Luiza Caetano (17 anos), Nathalia Brizolla (14 anos) e Meiry Ellen (17 anos), falaram sobre os segredos e desafios da equipe jovem, que garantiu o bronze no arco recurvo. 

“Este é um campeonato adulto, a categoria adulta é para pessoas acima de 21 anos. Todas nós estamos subindo pelo menos duas categorias para competir, e mesmo assim, estamos competindo de igual para igual, levamos o bronze para casa e isso é muito maneiro”, disse Ana Luiza. 

Para Nathalia Brizolla (14 anos) esta é uma grande experiência. “Poder participar do campeonato ao lado de atletas que já foram para Olimpíadas, além de ser uma honra, é inspirador. Chegar aqui e ainda conseguir uma medalha de bronze, foi muito bom”, afirmou Nathalia. 

Meiry Ellen contou sobre o que considera ser o diferencial no treinamento. “Levamos tudo muito a sério, mas o nosso treinamento é bem divertido. Por sermos mais novos, acabamos também brincando um pouco na linha, e conseguir trazer esta diversão para um momento de nervosismo, como é no campeonato, acaba fazendo a diferença”, disse. 

A sede do CBTarco fica na rua Ivone dos Santos Cardoso, 340, em Itapeba. 

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta