Ícone do site Revista Maricá Já

Paixão em servir

Guarda Municipal Marcos Braga conta um pouco da sua trajetória

Pelo nome você pode até não conhecer, mas seu sobrenome é bem conhecido por onde passa em Maricá. Marcos Braga de Carvalho, ou simplesmente Braga tem 44 anos e está na guarda municipal há 18 anos.  Filho de Antonio Pinheiro de Carvalho e Angela Maria Braga Pinheiro de carvalho, Braga, como é conhecido, nasceu em Ipatinga no Estado de Minas Gerais e veio para o Rio de Janeiro, mais precisamente para Maricá com cinco anos de idade. Tem duas irmãs, Florence e Camile.

Antes de casar, ele morava com a avó, Thereza Cassar em uma casa no Centro da cidade. Vivia uma vida como qualquer estudante de Maricá e uma de suas paixões sempre foi o esporte. ” Joguei nos jogos estudantis em 1995. Sempre me destaquei nos esportes”, relembra.

Braga conta que sempre sonhou em ser militar. Aos 18 anos ele serviu ao exército como paraquedista e depois seu desejo era ser bombeiro. No ano de 2001 fez prova para a Polícia Militar e para a Guarda Municipal de Maricá. ” Tenho orgulho ter servido como paraquedista. Passei nas duas provas.Fiquei conhecido como a ‘Lenda’ da  Guarda Municipal, pois fiz o teste físico para a guarda com o ligamento rompido”, disse.

Casado com Kátia Helena de Oliveira Barreto há 16 anos, Braga é pai dos gêmeos Lucas e Matheus. O casal se conheceu em um evento de escola de samba. ” Eu tocava na bateria da escola de samba, teve um evento e fomos participar. Foi lá que conheci minha esposa. Ficamos por um tempo até decidirmos casar”, comentou.

Hoje em dia, Braga diz que um dos programas mais preferidos é ir passear no shopping com a família e ficar em casa comendo e dormindo.Segundo ele a família é tudo de mais importante. “Ter amigos de verdade também é fundamental para nossa vida. Graças a eles  é que conseguimos seguir em frente. Eles são nosso apoio e muitas vezes nosso freio”, relatou.

Braga orgulha-se muito do trabalho que vem realizando. “Todos nós procuramos oferecer o melhor de nós, principalmente no serviço público. Dar um bom dia, ser tolerante, ter amor ao próximo são atitudes muito importantes para mim. Algumas pessoas não fazem o que é devido, não respeitam as outras. É preciso fazer a diferença”, finalizou.

Atualmente, Braga cumpre o expediente no prédio do Paço Municipal, no Centro de Maricá. E não é difícil vê-lo ordenando o trânsito do entorno da prefeitura e até mesmo auxiliando pessoas que passam pela rua . Um orgulho para a Guarda Municipal de Maricá.

Fotos: Elsson Campos

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Sair da versão mobile