Encontro sobre Drogas e Inclusão Social

A Secretaria de Assistência Social, através dos equipamentos do Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (SAPAD) e do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), promoveu o primeiro encontro sobre Drogas e Inclusão Social, na sede da OAB de Maricá, em Araçatiba. O evento contou com a participação do professor da UFF, em Niterói, e coordenador nacional da Rede Unida, Túlio Franco, que está apoiando a iniciativa de um curso que iniciou neste encontro.

Neste encontro, foi iniciado o curso para os profissionais da rede socioassistencial, usuários, movimentos sociais e profissionais da área. A metodologia será através de quatro teleconferências mensais, nas primeiras terças-feiras, das 14h às 17h, na sede da OAB de Maricá. 

Na abertura do encontro, foi realizada uma teleconferência, com o médico, antropólogo e pesquisador da Universidade de British Columbia/Canadá, Dan Small, mediado pelo integrante do movimento “Respeito é bom e eu gosto”, Paulo Silveira e por interpretação consecutiva de João Luiz Lima. Dan abordou sobre a temática “Problemas Sociais Contemporâneos: Exame Sociocultural da Dependência Química, Doença Mental e População em Situação de Rua”. Dan contou que quando conheceu o professor de psicologia, Bruce Alexander, saiu do senso comum da dependência química por uso de drogas.

“Fui desafiado pelo Bruce, que dizia que as pessoas que consomem drogas possuem suas potencialidades marginalizadas e desacreditadas pela sociedade e acabam sendo excluídas”, disse Dan. “Essa afirmação foi comprovada após uma pesquisa com ratos condicionados em dois ambientes. Em um os ratos viviam presos desde o nascimento e o outro tinham liberdade de convivência com outros ratos. Os enjaulados consumiam desenfreadamente as drogas e os que estavam no livres, não se sentiam atraídos pelo consumo de drogas”, acrescentou, antes de completar: “Através desta pesquisa foram desenvolvidos diversos projetos de redução de riscos, através da moradia, alimentação, arte e cultura no Canadá”, concluiu. 

Ao final do encontro, foi formada uma roda de conversa com os presentes para debater e pactuar propostas sobre a temática do curso de uma maneira coletiva para o próximo encontro que acontecerá no dia 21 de janeiro de 2020. Para mais informações, ligar para o número 3731-0875 ou ir até a sede dos equipamentos, SAPAD, na Rua Fúlvio Chebabe Guida do Bairro, 32, no Centro.

Fotos: Kelly Rodrigues

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta