Prefeitura inicia abertura do canal da Barra de Maricá

Com o objetivo de ajudar no escoamento das águas das lagoas do município que apresentam um volume acima do normal, devido às chuvas da última semana, a Prefeitura de Maricá deu início na tarde desta quarta-feira (03/03) a abertura do canal da Barra de Maricá, próximo a Rua 13.

De acordo com Renato Machado, presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), a previsão é de que até a meia noite de hoje, quarta-feira (04) o canal já esteja completamente aberto.

“Desde o início da semana que estamos monitorando o nível das lagoas e esperávamos que fosse baixar, mas tem chovido muito e, além disso, ainda temos as águas dos rios que estão descendo para as lagoas e elevando ainda mais o nível, que já alcançou na régua 64 mm. No momento identificamos que já é superior ao nível do mar, o que nos levou à decisão de fazer a abertura do canal imediatamente”, explicou Renato Machado.

Até as 15h a equipe da Somar contava com duas escavadeiras e um trator para a operação, mas segundo Renato Machado outras quatro escavadeiras  já estavam a caminho.

“Temos dezenas de funcionários da Prefeitura auxiliando a abertura, o que inclui agentes da Secretaria de Segurança e da Defesa Civil”, disse Renato Machado. “É importante destacar que a abertura foi autorizada pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e que estamos seguindo todas as normas e recomendações feitas pelo instituto”, frisou o presidente.

A iniciativa foi aprovada por moradores e pescadores da região. “Essa abertura chega em uma excelente hora, pois as chuvas não param, a lagoa está muito cheia e tem moradores que já estão muito preocupados. Além disso essa abertura vai possibilitar mais uma vez a renovação das águas o que é bom para todo mundo”, avaliou o aposentado Hermes Soares, de 83 anos, nascido e criado na Barra de Maricá.

“Sou pescador e vejo essa iniciativa como uma forma de ajudar a quem neste momento está passando dificuldades por consequência das chuvas e do nível das lagoas no município.  O volume de água já superou o limite e qualquer nova chuva pode piorar a situação, por isso a ação da prefeitura está corretíssima”, concluiu Cristiano Coutinho, 48 anos e morador da Barra de Maricá.

Foto: Paulo Torres e Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta