Profissionais da Saúde recebem capacitação sobre coronavírus

Cerca de 40 profissionais de saúde do município formaram, na manhã desta sexta-feira (06/03) a primeira turma do projeto de capacitação para identificação do novo coronavírus (Covid-19). Médicos, dentistas, psicólogos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica receberam orientações sobre como identificar e proceder em caso de suspeita de contaminação pelo vírus, além de terem reforçadas as instruções para evitar o contágio e para notificar o caso o mais rapidamente possível.

Débora Sardinha, coordenadora médica de atenção primária da Secretaria de Saúde de Maricá, explicou que a meta é capacitar 100% do pessoal que atua na Atenção Básica até o fim de março.

“Os profissionais do Hospital Municipal estão sendo capacitados por outra equipe, e ainda haverá turmas formadas pelo pessoal do Ambulatório Geral, do Centro de Diagnósticos e do Serviço de Atenção Especializada”, detalhou.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Thaisa Encarnação, é a responsável pela capacitação. Segundo ela, o objetivo é estabelecer um fluxo padrão para o atendimento de possíveis casos do coronavírus na cidade – que, vale ressaltar, ainda não teve nenhum caso registrado do Covid-19.

“Esses profissionais saberão como identificar um caso suspeito e como proceder com ele na unidade de saúde, além de fazer a notificação para a Vigilância Epidemiológica, a quem cabe atuar na contenção de um possível surto”, explicou ela.

Fotos: Divulgação

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta