Primeiro polo de atendimento para Covid-19 é inaugurado no Centro

O Polo de Atendimento para casos suspeitos do novo coronavírus em Maricá começou a receber a população às 08h desta segunda-feira (06/4). A tenda, montada na área externa do Esporte Clube Maricá (Centro), ficará aberta diariamente até as 20h, com setores distintos para pacientes com e sem febre, que vão passar por avaliação clínica já na entrada. É medida a temperatura e feita uma assepsia em cada um que chega. A Secretaria de Saúde de Maricá solicita que a pessoa que apresente possíveis sintomas da COVID-19 procure esse novo pólo de atendimento, e não unidades maiores como o hospital Conde Modesto Leal e a UPA de Inoã.

Os polos de atendimento – outros dois serão abertos nas próximas semanas, em Itaipuaçu e em Ponta Negra – funcionarão todos os dias, das 8h às 20h, e contam com equipes de médicos, enfermeiros e pessoal de apoio que receberam treinamento específico para lidar com pessoas que apresentem sintomas de Covid-19. Já na chegada ao polo, cada paciente será submetido a um protocolo de classificação de risco, que avaliará o quadro clínico e a necessidade, ou não, de internação hospitalar. 

Os pacientes serão separados até em salas de espera diferentes, evitando o chamado cruzamento de fluxos, que aumenta o risco de contágio. Assim, se uma pessoa tem febre, ficará num espaço com outros que apresentem esse sintoma; se tem febre e tosse, já vai para outra área – cada uma assistida por um médico diferente”, explicou a subsecretária da Rede de Atenção e Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Solange Oliveira.

De acordo com o Ministério da Saúde, o estado do Rio de Janeiro aponta para uma transição de fase da epidemia de Covid-19, entrando nas próximas semanas em aceleração descontrolada. Isso indica que pode haver um aumento considerável no número de casos e é preciso que todos contribuam para evitar um possível colapso do sistema de saúde, que geraria muitos óbitos.

Fotos: Evelen Gouvêa

Deixe uma resposta