Hospital Che Guevara em Maricá será inaugurado no Dia do Trabalhador

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, na cidade de Maricá (RJ), será inaugurado nesta sexta-feira (01/05), no feriado do Dia do Trabalhador, inicialmente com 25 leitos. O anuncio foi feito pelo prefeito Fabiano Horta nesta segunda-feira (27) na nova unidade hospitalar, ao lado da secretária de Saúde Simone Costa, em transmissão realizada pelas redes sociais da prefeitura.  

Fabiano também prorrogou as medidas de isolamento social na cidade até o próximo dia 10 de maio e determinou a criação de barreiras sanitárias nas entradas de Maricá com os municípios de Niterói, São Gonçalo, Saquarema e Itaboraí, entre quinta-feira (30/04) e domingo (03/05), para evitar aglomerações devido ao feriado do Dia do Trabalhador.

O prefeito afirmou que estuda a reabertura do comércio de forma gradativa e com horários diferenciados, de acordo com os produtos. A medida visa evitar aglomerações dos estabelecimentos. “As pessoas acham que a doença está vencida por não estar tendo muitas alterações no gráfico de casos da cidade. Mas, não está. Por isso, a necessidade continuarem no isolamento”, reiterou.

Outro anúncio feito pelo prefeito foi à obrigatoriedade do uso de máscaras para circular nas ruas da cidade, a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de maio. “A prefeitura vai fazer um conjunto de doações de máscaras nas comunidades mais vulneráveis e nos transportes. Tenho percebido que as pessoas têm aderido ao uso da máscara”, disse.

Fabiano disse ainda vai batizar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã com o nome da auxiliar de enfermagem Denise Gomes, falecida no domingo (26/04), vítima do coronavírus. O prefeito lamentou a perda da profissional de saúde. “Ao colocar o nome de Denise na UPA, estamos prestando uma homenagem a todos os profissionais que tem atuado na luta contra a doença”, afirmou.

Finalizando o prefeito e a secretária de Saúde ressaltaram que o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara não estará de portas abertas para o atendimento ao público. O encaminhamento dos pacientes será feito pelos três polos de atendimento – Centro, Itaipuaçu e Ponta Negra – de acordo com a gravidade. Destacaram que o Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Centro) continuará funcionando normalmente, assim como as demais unidades de saúde do município.

Fotos: Vinicius Manhães

Deixe uma resposta