Ícone do site Revista Maricá Já

Maricá em verso e prosa

 Artistas se declaram a cidade em lives pelos 206 anos do município

Como em Maricá, as manifestações culturais têm ganhado lugar de destaque há anos e por isso esse ano a poesia também fez parte das comemorações pelos 206 anos da cidade. Para isso, a Secretaria de Cultura inovou convidando alguns artistas que nasceram em Maricá ou a escolheram para morar a declamaram textos em homenagem à cidade como parte das lives do projeto “Art&Música na Sua Casa”

De acordo com o secretário de Cultura Sady Bianchin, a ideia foi pensar em priorizar todos as linguagens das artes e as invenções democráticas de uma maneira solidária e criativa através de  diversos projetos que irão compor o Planejamento Estratégico da Cultura para a cidade. “A poesia é a expressão direta da consciência de um povo. Neste contexto é que a Secretaria de Cultura pretende colocar a poesia interpretada, a poesia dançada, a poesia no audiovisual, ou seja, estas expressões artísticas – poesia, dança, teatro e audiovisual-, também como protagonistas junto com a música, nas manifestações de celebrações e comemorações permanente por todo o município de Maricá. Sempre é bom lembrar, que entendemos arte como um instrumento de transformação social.” Explica Sady Bianchin.

Para a dupla de atores Raul Tolledo e Mário Vieira, que vivem em Itaipuaçu há mais de 30 anos, Maricá é parte fundamental de suas vidas. “Somos muito conhecidos na cidade, por conta das muitas apresentações e cursos de teatro que já fizemos aqui. Maricá nos acolheu muito bem e ficamos honrados por participar dessa festa”, conta Raul, que divide sua apresentação com Mário de um poema escrito por Sady Bianchin, hoje secretário de Cultura.

Outro participante da live foi o também morador de Itaipuaçu, Edmilson Santini que escreveu um cordel – sua especialidade – em homenagem à cidade especialmente para o aniversário. Edmilson recebeu o convite do Secretário de Cultura que já conhecia seu trabalho. Para ele, foi muito importante a participação de outros movimentos artísticos nessa comemoração de aniversário. “Fiz questão de escrever uma coisa nova, usando como referências os nomes das localidades de Maricá e aplicando a métrica e a musicalidade do cordel”, explicou Santini, que se apresenta acompanhado de pandeiro e maracá, espécie de chocalho.

Raquel Simões, produtora cultural, que vive em São José de Imbassaí também criou um poema exclusivo para o aniversário. Raquel recebeu o convite através da Secretaria de Cultura pois é presidente do Fórum Cultural de Maricá e tem um Coletivo literário, o  ‘Baderna Poética’, além de escrever poesias e organizar saraus. “Me senti muito feliz em poder parabenizar a cidade através da poesia. Para mim foi uma honra e me senti muito prestigiada e valorizada enquanto trabalhadora da cultura no município”, conta.

“Maricá eu tenho um sonho

Um sonho lindo e verdadeiro

que compartilho com você

De um mundo diferente

onde toda nossa gente possa dignamente viver.

E sinceramente eu queria

através da poesia

de alguma forma  agradecer

Tudo o que você representa

para mim e para o todos

Maricá meu bem querer!”

(Trecho da poesia “Maricá meu bem querer”, de Raquel Simões. 2020)

“PALAVRA CANTADA ENCANTA,

SE BEM RIMADA EM CORDEL;

ENTRE A FALA E O PAPEL,

MARICA, NOME DE PLANTA,

TÁ NA RAIZ QUE  LEVANTA

A POÉTICA BRASILEIRA.

SENDO CIDADE PRAIEIRA,

REMO ABAIXO, ONDA ARRIBA!

NA PRAIA DE ARAÇATIBA

TEM UMA PRAÇA maneira”

(Trecho do cordel “Maricá nome de planta”, de Edmilson Santini. 2020)

“O seu olhar quase Inoã

Caiu como Ponta Negra

Ficando Espraiado em mim.

Venha cá doce Araçatiba

depois que eu te der um beijo

minha flor de Recanto.”

(Trecho de “Declaração de amor a Maricá”, de Sady Bianchin,

declamada por Mário e Raul)

Fotos: Evelen Gouvêa

Sair da versão mobile