De Maricá para o Brasil e o mundo

Artesãos da cidade ganham loja virtual para venda de suas artes

Com toda dificuldade imposta pelo distanciamento social, os artesãos de Maricá acostumados em expor suas criações na Feirarte tiveram que se reinventar para conseguir vender nesse período. Foi pensando nisso que que a Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo criou o projeto Feirarte Virtual, para fortalecer o núcleo de artesanato da cidade.

Todas as peças dos artesãos são vendidas pela loja virtual e entregues em todo o Brasil. São mais de 150 produtos cadastrados de trabalhos  em patchwork, trabalhos em macramê, crochê, arte em madeira, mandalas, móbiles de conchinhas, tapeçaria, biscuit, artigos para bebês, bonecas de pano e artesanato em feltro.

“Nessa loja, o interessado poderá comprar o artesanato local. Estamos cadastrando mais artesãos de Maricá para que todos possam valorizar e dar uma força pro nosso artesanato, principalmente, neste momento de pandemia onde as exposições e feiras estão suspensas”, explica o secretário de Turismo, José Alexandre Almeida.

Nesse primeiro momento são 25 artesãos locais cadastrados na plataforma  e toda relação comercial é feita por eles seguindo as normas e critérios estabelecidos pela prefeitura. São eles os responsáveis pela comercialização, faturamento e entrega dos produtos. Mas a ideia é que outros artesãos do município inclusive, ligados a outras secretarias municipais, também façam parte da loja virtual.

A artesã Rosangela Magnien Cortejano é de Cordeirinho e trabalha com biscuit há 10 anos e sempre via a feirinha exposta na praça Conselheiro Macedo Soares e conhecia algumas das expositoras, até que um dia foi até a secretaria de Turismo e se inscreveu no projeto. “Com a pandemia, tivemos que parar o nosso trabalho presencial, o que nos deixa bem triste. Graças a Secretaria de Turismo, com a ideia de criar esse site. É uma oportunidade ótima poder apresentar nosso trabalho agora de forma virtual também”, comentou.

Com muita criatividade nossos artesãos estão driblando as dificuldades nesse momento de pandemia. Para Janaína Souza dos Santos, a Feirarte foi a oportunidade de poder se ocupar depois de ter perdido o emprego. Ela conta que trabalhava com seguros, mas em 2016 a empresa fechou.  “Já expus no Espraiado e tenho trabalhos fora do país. A Feirarte é a oportunidade de conhecerem nosso trabalho, agora com a plataforma virtual até mesmo quem é de fora de Maricá pode nos prestigiar”, comemora Janaína.

Ana Cláudia da Silva Conceição, do artesanato da Aninha, mora em Itapeba e participa há um ano e meio da Feirarte e já fez vários eventos como o Espraiado de Portas Abertas, em Araçatiba, no Natal iluminado.

“Essa plataforma de venda online para gente está sendo ótima nesse momento que estamos passando. Nosso trabalho está sendo visto em vários lugares e poder atender nossos clientes está sendo muito bom”, explica.

Se você já conhece a Feirarte ou ainda não conhece os trabalhos dos artesãos da cidade aproveite para navegar, conhecer, comprar as mais lindas peças e ajudar esses talentos de nossa  cidade. Acesse www.feirartemarica.com.br

FeirArte Virtual – Feira de Artesãos de Maricá/RJ

Para os artesãos do município que não participam de nenhum projeto da prefeitura e gostariam de ter seus trabalhos na loja virtual, podem entrar em contato com a secretaria de turismo mandando fotos ou vídeos dos trabalhos com informações e telefone de contato para turismo@marica.rj.gov.br

Fotos: Divulgação

Um comentário sobre “De Maricá para o Brasil e o mundo

  1. Gostaria de participar, acho uma iniciativa muito boa, não só neste momento de pandemia, mas também traz oportunidade de novos horizontes para a classe de Artesão.

Deixe uma resposta