Corpo e mente conectados

Em Maricá, a prática do yoga tem crescido e ajudado muitas pessoas

Em tempos de isolamento e distanciamento social, pensar em uma rotina de atividades em casa tem sido a dificuldade que muitas pessoas estão tendo. Mas manter a mente em sã consciência tem sido fundamental nesse período e praticar atividades físicas tem extrema importância para o equilíbrio físico e emocional.

Com a flexibilização das medidas de distanciamento as pessoas têm procurado realizar as atividades ao ar livre, mas mantendo os cuidados e por isso o Yoga tem sido uma das práticas que vem ganhando cada vez mais adeptos. Nela a natureza tem papel importante na conexão do corpo e da mente e nossa cidade tem lugares perfeitos para isso.

A prática ancestral, nascida na Índia, propõe a ampliação da consciência e espiritualidade, para um melhor estilo de vida individual, mas também para desenvolver a saúde global. Considerada uma filosofia milenar, os inúmeros benefícios impactam na vida de todos, independentemente de idade, gênero, raça e condição social.

Para o instrutor de Yoga, Guillermo Gil, a prática do Yoga é algo que lhe transformou e quando começou não tinha a consciência que tem hoje com o sentido da vida, com as energias. “Tudo o que é capaz de criar. Não é só pensar e sentir mais o corpo, mas se conectar com o sentido da vida. Yoga é uma filosofia de vida, que deve ser vivenciada 24 horas por dia e não somente durante o treinamento. A formação do caráter do praticante é a base de tudo e condição para se atingir um estado de expansão de consciência. A prática deve ser feita com desapego. O lugar é aqui e agora. A união entre corpo, mente e espírito é o destino do yoga, mas também o meio para se chegar lá”, explica o instrutor.

Um dos motivos para o yoga ser unanimidade no mundo, são todos os seus benefícios a curto, médio e longo prazo. 

A estudante de arquitetura,funcionária pública Janine Morais Schroeder começou a praticar porque leu a respeito dos benefícios para o equilíbrio do corpo e mente, redução da ansiedade, além de ser uma prática que te desafia sempre com novos movimentos. “Comecei a praticar há uns dois anos. Estava procurando um lugar para fazer e não sabia onde. Um dia estava voltando a pé do trabalho e tinha uma faixa divulgando num clube da cidade. Fiz uns 6 meses, depois parei por conta de horário e agora retornei em fevereiro a fazer as aulas em casa”, disse.

Quando realizada com regularidade, é capaz de trazer relaxamento e tonicidade ao corpo e positividade à mente, além de melhorar a memória, concentração, criatividade, disposição física e o nível de energia vital como um todo.

Outra praticante é a administradora de Empresas Paula Gomes Silva. Para ela as vantagens de praticar o Yoga é que acalma a mente e desestressa, além de relaxar. “Tenho um pouco de ansiedade e o yoga deu-me as ferramentas para ultrapassar esses momentos, através da meditação, do controle da respiração e do pensamento positivo. Minha força muscular e flexibilidade melhoraram muito”, relatou Paula.

A moradora do Flamengo Cátia Schroeder começou a praticar em fevereiro deste ano. Porque precisava alguma atividade estava há algum tempo sedentária, mas queria fazer algo diferente do que já tinha feito anteriormente, e também trabalhar mais a respiração, meditação e melhorar a flexibilidade, e sem contar o desafio. “A cada aula somos desafiadas com posturas diferentes que muitas vezes nem consigo fazer mas tento.  Já havia feito Pilates e gosto.Saio da aula leve. É muito bom”, finalizou.

Guilhermo Gil é instrutor de yoga e pilates com certificado internacional. Contato (21) 99604-1205

Fotos: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta