Fabiano Horta comemora aprovação das vacinas contra a Covid-19

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, comemorou através das redes sociais, a aprovação emergencial das vacinas Coronavac e Astrazeneca, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Com certeza um dia histórico para nós brasileiros, para o Sus e para a comunidade científica. Nossa gratidão aos trabalhadores que, mesmo sob enorme pressão e inúmeras adversidades, se dedicaram em todas as etapas para produção dessas vacinas que salvarão vidas. Viva a ciência!” destacou  Horta.

A  Secretaria de Saúde do município já estava preparada para iniciar a imunização desde dezembro, quando a Prefeitura assinou um acordo de intenção de compra e venda de 440 mil doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. No entanto, em comunicado do órgão, toda a produção do imunizante foi destinada ao Ministério da Saúde, que fará a partir desta segunda-feira (18/01) a distribuição para os estados.

Segundo a  secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa, o município tem agulhas e seringas para essa etapa. “O Município  já tem todo planejamento realizado como a compra de seringas e agulhas, mesmo com a resposta que o Estado entregará nesta segunda-feira (18/01) a gente já tem uma margem de segurança, até por conta das outras fases, que serão quatro. Todas as unidades básicas de saúde já estão capacitadas para realizaram, a partir da liberação do Estado, os dois tipos de vacinas: Coronavac e Astrazenic”, explicou.

Nesta primeira fase serão atendidos os grupos prioritários que abrange os idosos acima de 75 anos, os que vivem em instituições de longa permanência (asilos), profissionais de saúde e indígenas, totalizando aproximadamente 45.965 pessoas.   No entanto, a quantidade de pessoas que  serão  imunizadas dependerá do volume de vacinas que serão enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado, responsável pelo repasse do imunizante.

Deixe uma resposta