Serviços de água e luz são tema de debate na Câmara

Os vereadores voltaram a falar sobre o problema de falta de água que atinge Maricá. Na sessão desta quarta-feira (10), eles solicitaram estratégias da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e pediram solução à Cedae. O vereador Danilo Santos sugeriu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os serviços prestados pela companhia.

O vice-presidente Frank Costa informou que irá solicitar uma reunião com a Sanemar a fim de criar estratégias que viabilizem o fornecimento de água para locais da cidade. “Vou marcar com a Rita, presidente da Sanemar, para discutirmos a água para São José do Imbassai”, afirmou o vereador Frank Costa.   Os vereadores também lamentaram os aumentos nas contas de energia.

Vermelhinhos e Transporte Alternativo – O vereador André Casquinha demonstrou preocupação com os trabalhadores do transporte alternativo, pois em virtude da gratuidade dos Vermelhinhos, a categoria teme a falta de passageiros. “São mais de 80 chefes de família, taxistas e mototaxistas, transporte escolares que estão em uma situação complicada. Precisamos ver uma solução para isso”, disse Casquinha.

Em resposta, o presidente da Câmara, Aldair de Linda, informou que a prefeitura já está trabalhando para buscar uma solução. Os vereadores falaram sobre as operações dos ônibus gratuitos na cidade. Eles salientaram a importância dos Vermelhinhos e elogiaram o trabalho que vem sendo realizado tanto pelo Executivo, quanto pela EPT e pelos funcionários da autarquia. Além disso, eles falaram sobre o avanço da mobilidade pública com o início da circulação das bicicletas Vermelhinhas.

O vereador Ricardinho Netuno informou que recebeu denúncias de que mudaram itinerários e horários dos ônibus. “Recebi informações de que o Cajueiro está demorando uma hora para passar e que vem lotado”, disse.

Líder do Governo – O vereador Marcus Bambam (PC do B) agradeceu ao prefeito Fabiano Horta por ter sido escolhido para ser o líder do governo na Câmara. “Quero aproveitar para informar que escolhi o vereador Felipe Auni para ser o vice-líder do governo junto comigo”, disse.

Invasão de terrenos – O vereador Frank Costa informou que as invasões de terrenos e imóveis falados na última sessão também estão ocorrendo em São José de Imbassai.  O vereador Aldair de Linda convidou os vereadores para uma reunião que será realizada nesta quinta-feira (11) para tratar do assunto. “Essa reunião, que será realizada em Itaipuaçu, será importante para discutirmos isso. Se fosse um cidadão que não tem onde morar, tudo bem. Mas hoje tem um grupo criminoso pegando terrenos e vendendo. Temos que combater essa invasão em Maricá. Isso traz problemas de segurança e infraestrutura”, salientou o presidente da Câmara Aldair de Linda.

O vereador Marquinho da Juventude se colocou à disposição para discutir a situação das invasões.

Saúde e Violência contra a Mulher – O vereador Dr. Richad informou que solicitou à Secretaria de Saúde a aquisição de um aparelho para cirurgia em vídeo. “Esse aparelho ajudaria muito na realização das cirurgias eletivas, pois dá velocidade na recuperação. E isso fará com que nossos leitos sejam liberados mais rapidamente. Com isso, poderíamos fazer mais cirurgias em nossa população”.

O vereador Robgol solicitou à secretária de Saúde, Simone Costa, que divulgue informações sobre a tabela de vacinação. “As pessoas estão um pouco perdidas sobre as tabelas e datas de vacinação”.  A vereadora Andréa Cunha voltou a falar da importância de combater a violência contra a mulher.

Violência no MCMV – O vereador Danilo Santos lamentou a ocorrência de um novo crime ocorrido no habitacional do MCMV. Danilo informou que solicitou à Polícia Militar aumento de efetivo para a cidade.

“Precisamos tomar uma atitude e disponibilizar um módulo do Proeis nos dois condomínios.  Temos que fazer com que isso vire uma realidade. Estamos muito no campo das ideias, precisamos colocar em prática. A municipalidade está fazendo muito. Temos uma estrutura muito boa para trabalhar e precisamos efetivar”. 

Deixe uma resposta