Colmeia: Uma rede de mulheres empreendedoras

Mulheres fortes encorajam e incentivam o fortalecimento de outras mulheres e foi para isso que em 2018 em Maricá surgiu a Colmeia, uma rede organizada de mulheres empreendedoras.

O coletivo surgiu da necessidade de sua fundadora, Thaisa Muniz, se conectar com outras mulheres empreendedoras da região. “Quando uma mulher é empoderada, consegue transformar todo o cenário ao seu redor, é nisso que acreditamos. Ser independente financeiramente lhe dá liberdade de fazer escolhas, escolher rumos e conduzir a própria vida. A Colmeia existe para que as mulheres da cidade se sintam apoiadas nessa jornada”, fala orgulhosa Thaisa.

Para que haja um fortalecimento da rede são organizados de grupos de whatsapp, encontros presenciais e eventos comemorativos. Porém, com a chegada da pandemia e a necessidade do isolamento social elas precisaram de muita criatividade para continuar trabalhando e criaram feiras online, consultorias virtuais, treinamentos e capacitação remota fazendo com que as participantes continuassem em movimento. Foi assim que, durante esse período, a rede duplicou de tamanho.

Michelle Coutinho faz parte do grupo e conta como tem sido essa experiência. “Falar desse coletivo maravilhoso que é a Colméia é fácil. É um grupo de mulheres incríveis, que faço parte desde o início e tenho muito orgulho e admiração por cada integrante. Nele aprendi que juntas somos mais fortes, uma apoiando a outra a crescer cada dia mais. Ter entrado nele só me fortaleceu como mulher, mãe e  empreendedora! Orgulho de ser uma abelha raiz!”, diz Michelle que é artesã da grife de bijouterias Versátil.

Além do impulsionamento profissional, a Colmeia se preocupa muito com a saúde emocional de suas integrantes, oferecendo conteúdo sobre equilíbrio, gerenciamento de emoções, motivação e muito mais, assim como acontece na natureza em que as abelhas criam a sociedade abrigo para abrigo e estocar o mel. 

“Há dois anos eu era uma abelha sem rumo. Abelha sim, porque nós mulheres estamos sempre querendo voar. Seja para ver o mundo que sempre nos foi  apresentado como coisa de zangão. Um dia essa abelha (se referindo a ela) conheceu uma Colmeia e uma vida inteira se transformou. Aprendi muitas coisas, aprendi que juntas somos muitas, que sendo muitas somos fortes e sendo fortes podemos tudo. Hoje eu produzo e comercializo meus sonhos, enxergo o mundo e o, melhor, ele também me enxerga”, diz emocionada Monica da Reciclasa.

E foi com a força e união de mulheres incríveis que a Colmeia rompeu as barreiras do município e ganhou novos lugares como Niterói e São Gonçalo, conectando quase 2.000 mulheres batalhadoras e suas artes.

O mais novo orgulho da Colmeia é o lançamento do seu Aplicativo, onde se pode encontrar os negócios de todas as empreendedoras participantes, gerando renda e movimentando a economia local. Com sororidade e de mãos dadas essas abelhas voam alto e chegam a lugares que não imaginavam.

Para o mês da Mulher, a programação inclui lives, divulgação e mentorias.

Para participar da rede basta ser mulher, ter interesse em fortalecer o network e ser moradora da região.

 Facebook: www.facebook.com/colmeiamarica/

Instagram: instagram.com/colmeiamarica

Deixe uma resposta