Antônio Rufino leva respeito e admiração por onde passa

Motorista de ônibus na cidade há 20 anos é exemplo de carinho e atenção aos passageiros.

Por onde passa, não tem quem não conheça. Hoje, motorista da Empresa Pública de Transportes, seu Rufino passar pelas principais ruas de Itaipuaçu pilotando o ônibus e cumprimentando cada morador que encontra. O carisma é uma das suas marcas. 

Antonio Rufino da Silva, 68 anos, é morador de Itaipuaçu há 18 anos. Conta que escolheu morar na cidade pela tranquilidade que tanto Itaipuaçu como toda Maricá ainda mantém.

“Quando cheguei aqui era tudo diferente. É muito bom poder ver como tudo está se transformando para melhor. As ruas não tinham asfalto, era lama para todos os lados, era tudo escuro e hoje tem até ônibus de graça para a população.  Agora dá mais orgulho de morar aqui, está tudo bem melhor”, diz orgulhoso. 

Rufino como é conhecido por todos, nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Viúvo, pai de quatro filhos, avô de três netos. Começou a vida profissional trabalhando como office boy; já foi cabo do exército e dessa época se orgulha bastante, pois sempre que podia ajudava os colegas que não tinham como lavar as roupas, por exemplo. “Fui querido por onde passei. As pessoas sempre gostavam da minha companhia e de trabalharem comigo. Isso é bom, pois por onde passei fiz grandes amizades”, comentou. 

Ele conta que está nesse ramo de transporte há mais de 40 anos, desde que surgiu a oportunidade trabalhou em diversas empresas na cidade do Rio de Janeiro como motorista e sempre com simpatia e carisma. “A gente precisa trabalhar com alegria. Transportamos muitas vidas durante todo o dia. Para que vou trabalhar de mau humor? Isso acaba atrapalhando o meu serviço”, relatou.

Nos primeiros meses de pandemia do coronavírus ele precisou ficar em casa por conta das restrições pela idade e foi então que começou a fazer uma das coisas que mais gosta, que é fazer obras e reformas. Ele conta que reformou a área externa de sua casa.

“Hoje em dia ainda tenho a reforma do banheiro em andamento. Quando tenho a oportunidade, começo a mudar tudo. É sempre bom dar uma mudada nos ambientes”, comentou.

A assistente social, Cristina Fernandez é moradora da Avenida Jardel Filho há 20 anos e disse que conhece Rufino desde essa época, desde que trabalha como motorista em outra empresa de ônibus. Segundo ela, a simpatia sempre foi uma marca dele que é querido por todos no bairro, incluindo adultos, crianças, jovens e mais velhos.

“É muito educado, atencioso. Sempre dando informação quando alguém precisa. Não só como motorista, mas se todas as pessoas fossem atenciosas e tivessem a educação que ele tem, viveríamos em um mundo muito melhor”, disse.

Com vitalidade e carisma seu Rufino segue os dias de trabalhando dando aos seus passageiros a atenção e respeito que merecem, e com certeza recebe de volta tudo em dobro.

Deixe uma resposta