Campanha de doação de sangue em Maricá é um sucesso

Uma parceria da Prefeitura de Maricá com o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) resultou numa iniciativa positiva: uma campanha de doação de sangue. O evento aconteceu neste sábado, 12/06, no CEM Joana Benedicta Rangel (Centro) e reuniu dezenas de pessoas.

Coordenador de Humanização da Rede de Urgência e Emergência do município, Jessé Paz revelou que tem acompanhado pelas redes sociais muitos pedidos específicos e pontuais de pessoas para doar sangue em prol de causas e doenças. “E esse mês especificamente é o mês que a gente celebra a doação de sangue, então para mim é muito gratificante saber que quando a gente dá um instrumento de altruísmo e de amor, a população corresponde”, frisou.

Médica Responsável pela coleta de sangue no Hemorio, Márcia Ben Senor contou que nas coletas externas o objetivo é sempre 120 cadastros para alcançar de 80 a 100 bolsas de sangue. “Diminuiu muito o número de pessoas que vão ao Hemorio doar por causa do deslocamento e pelo medo da pandemia, mas a necessidade de sangue sempre aumenta. A gente abastece todos os hospitais públicos do Rio de Janeiro”, explicou.

Entre os doadores, a jovem Larissa Machado, 20 anos. “Eu vim doar o que eu tenho, que é a vida. Eu gosto de doar sangue porque me sinto útil. O sangue é muito importante para quem está esperando na fila. A gente precisa abastecer os centros de sangue”, disse.

Morador da Mumbuca, Luciano Almeida, 53 anos, falou que o ato faz bem para todos. “Doar sangue é bom não só para salvar outras vidas. Faz bem para a gente também”, avaliou.

“É a forma da gente pagar um débito que a gente tem com a sociedade e ajudar a salvar vidas. Isso é um pouco do que cada pessoa pode fazer, dentro das especificações”, completou Ronaldo Couto, 22 anos, que mora no Centro.

O vice- prefeito Diego Zeidan também compareceu para fazer a sua parte. “Doar sangue salva vidas. Essa é a primeira vez que eu estou doando. E assim como eu, muita gente têm dificuldade de doar por ter que ir ao Rio. Aí, muitas vezes o Hemorio fica com o estoque baixo. Então, a prefeitura trazer essa campanha para Maricá é muito importante porque quanto mais a gente doar, mais sangue tem disponível. O banco de sangue serve para todos. Só quem já sofreu um acidente, ou teve algum familiar que sofreu, sabe a importância da gente ter o estoque de sangue cheio para ser usado em cirurgias e salvar vidas de fato”, concluiu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s