Campeão paralímpico, Clodoaldo Silva, escolhe Maricá para viver 

Em julho acontece a 32ª edição dos Jogos Olímpicos e em agosto os jogos paralímpicos. O local escolhido é a cidade de Tóquio no Japão. As competições serão realizadas um ano depois do previsto devido ao surto do Coronavírus e ao todo serão 33 dias de competições, sendo aproximadamente 20 dias nos jogos olímpicos e 13 dias nos paralímpicos.

Os jogos olímpicos contarão com a participação de mais de 11 mil atletas de 205 países divididos em 46 modalidades. O Brasil já tem 256 atletas classificados para a competição. Nas paralimpíadas serão um total de 4,4 mil atletas esperados nas 32 modalidades com 152 brasileiros classificados.

Em Maricá o incentivo a prática esportiva em diversas modalidades vem ganhando espaço. Vários atletas têm se destacado em suas modalidades e trazendo conquistas e medalhas para a cidade. Muitos tem escolhido a cidade para viver, como é o caso do atleta paralímpico Clodaldo Silva.

Desde novembro do ano passado, o atleta escolheu o distrito de Itaipuaçu, mais especificamente o bairro do Jardim Atlântico para viver. Uma das grandes influenciadoras foi a amiga Simone Capela, moradora de Itaipuaçu há mais de 20 anos. “Frequento a cidade desde 2017. Conhecia já o Centro, Espraiado, Barra e Ponta Negra. Algo que mais me atraiu em vir para cá foi por assemelhar-se bastante com minha cidade natal com belas praias e lagoas”, comentou.

Ainda de acordo com ele, Maricá é uma cidade muito bonita com belezas naturais e tranquila. “Moro no Rio de Janeiro desde 2005, mas agora que descobri Maricá, não quero outro lugar para viver. A cidade me proporciona calmaria. Estou gostando muito. Um ótimo lugar para criar minhas filhas”, relatou.  

Natural do Estado do Rio Grande do Norte, ele nasceu na cidade de Natal. Por conta de uma falta de oxigenação durante o parto, ele nasceu com paralisia cerebral, o que afetou seus membros inferiores. Na infância e adolescência, foram mais de cinco cirurgias nas pernas, mas desde aquela época, já estava presente o espírito de nunca desistir, mesmo quando precisava subir ladeiras para chegar à escola. “Sofri preconceitos e discriminação. Mas isso nunca me impediu de fazer qualquer coisa”, conta.

Aos 16 anos, Clodoaldo começou a praticar natação como sugestão da fisioterapia. Após 2 anos, participou do seu 1º campeonato brasileiro, conquistando três medalhas de ouro.

Clodoaldo participou de cinco jogos paralímpicos, realizados em Sydney, Atenas, Pequim, Londres e Rio de Janeiro, conquistou 14 medalhas paralímpicas, sendo 6 ouros, 6 pratas e 2 bronzes. Além de seis recordes mundiais nos 50, 100 e 200m livre, 50m borboleta, 150m medley e revezamento 4×4 medley.

Para o atleta um dos momentos mais importantes de sua carreira foi ser escolhido para conduzir e acender a Pira Paralímpica na abertura dos Jogos do Rio, em 2016. “O fato dos jogos terem acontecido no Brasil e poder participar, não só competindo, mas acendendo a pira paralímpica, teve um gosto mais que especial. O apoio da torcida, além de ter sido a minha despedida no esporte me marcou bastante”, disse.

O apelido de ‘Tubarão Paralímpico’ ele deve a jornalista Gisliene Hesse. Eles se conheceram quando ela era estagiária de jornalismo e estava cobrindo as paralimpíadas em Sidney e acabaram trabalhando juntos. “O apelido mesmo veio durante a participação em um campeonato mundial realizado em 2002. Ela escreveu uma matéria e colocou o ‘Tubarão Paralímpico conquistou medalhas’. Eu gostei e passei a adotar como uma marca minha”, relatou.

Atualmente, o atleta se dedica a dar palestras, clínicas de natação, participa de eventos voltados para as pessoas com deficiência e de projetos dentro de empresas que visam o recrutamento de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e conscientização de pessoas que não têm nenhum tipo de deficiência para torná-las mais empáticas com o tema.

Desde maio, o atleta comanda o programa ‘Nas ondas com o Tubarão’, do Portal Ondas de Maricá. Ele conta que já tinha participado de outros programas na rádio. “O convite veio para falar sobre os esportes olímpicos e paralímpicos e conto com a participação do atleta Pedro Tatuí trazendo informações dos atletas de Maricá”, finalizou.

Acompanhe tudo que acontece na Rádio Ondas:

Facebook: https://www.facebook.com/portalondasdemaricaoficial/

Site: https://portalondasdemarica.com.br/YouTube: Tv Ondas de Maricá
por José Jorge Junior

Deixe uma resposta