Centro comercial do Barroco recebe os projetos Maricá+Verde e Caminhão do Peixe

Unindo consciência ambiental e alimentação saudável, o centro comercial do Barroco, em Itaipuaçu, recebeu, nesta quinta-feira (22/07), dois importantes projetos da Prefeitura de Maricá: a distribuição de mudas do Maricá+Verde e a venda de peixes por valores abaixo do mercado pelo Caminhão do Peixe.  

Na praça do bairro, o Maricá+Verde, iniciativa da Secretaria de Cidade Sustentável, distribuiu 100 plantas nativas da Mata Atlântica, com grande movimentação de pessoas interessadas nas mudas de ipê-amarelo, ipê-rosa, palmeira-garrafa, moringa, algodão-da-praia, aroeira e capim-limão, além das frutíferas goiaba e capim-limão. 

De acordo com o secretário da pasta, Helter Ferreira, a grande procura pelas mudas mostra o sucesso do projeto. 

“O Maricá+Verde é um verdadeiro sucesso e estamos conseguindo atingir um público que realmente está empenhado em transformar a paisagem do seu bairro”, destacou. 

As pessoas que passaram pelo local aproveitaram para levarem uma das espécies doadas pelo programa. Para a aposentada Maria da Penha Lima, de 68 anos, moradora do loteamento São Bento da Lagoa, a iniciativa leva consciência ambiental gratuitamente às residências. 

“Eu acho legal essa iniciativa porque gosto muito de árvores e plantas. Às vezes, queremos plantar em casa e não conseguimos pela questão financeira, mas, tendo esse projeto em Itaipuaçu, podemos pegar mudas gratuitas e pretendo voltar toda vez que o Maricá+Verde estiver aqui. Estou levando hoje um ipê-rosa e uma muda de ameixa, que se somarão à plantação que já tenho o hábito de cuidar em minha casa”, afirmou. 

O Maricá+Verde encerra a programação do mês de julho na próxima quinta-feira (29), a partir das 9h, na Rua 90, em Cordeirinho. 

Já nas proximidades do DPO do Barroco, o Caminhão do Peixe, programa promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, ofereceu à população peixes das espécies tilápia e tainha ao preço de 9,99 o quilo.  

“A ideia do Caminhão é estar em lugares em que não haja peixaria, dando oportunidade às comunidades dos bairros mais distantes o acesso a peixes frescos, de qualidade, direto das lagoas de Maricá. Os valores das vendas dos produtos são repassados aos pescadores, ajudando-os no processo da venda e os consumidores a terem acesso a preços reduzidos, eliminando o atravessador no processo”, disse o secretário da pasta, Julio Carolino. 

Os moradores da região aprovaram a iniciativa. Para o professor Alexandre Esmeri, de 52 anos, o Caminhão do Peixe oferece um alimento saudável a um preço justo. 

“Esse projeto é muito importante, com peixes a preços bem em conta, auxiliando às pessoas em dificuldade financeira, principalmente em meio à pandemia da Covid-19. Peixe é vida e pretendo consumir o que adquiri aqui frito, acompanhado por um molho de camarão, temperando assim que chegar em casa e, depois, passando no fubá ou farinha de trigo para fritar e servir junto a uma boa salada de legumes, o que é bom para a dieta e para a saúde, uma delícia”, falou. 

Já a assistente social Fernanda França, de 48 anos, ressalta a importância do projeto para a população local. 

“Gosto muito do projeto e parabenizo a Prefeitura por essa ação que ajuda tanto a população aqui de Itaipuaçu. O peixe é um alimento sadio, oferecido aqui a um preço justo e espero que o Caminhão possa continuar atuando na cidade por muitos anos. Vou preparar a tilápia cozida, colocando limão e sal, alguns condimentos, depois botando alguns legumes no bafo e comendo junto a um arroz integral. Fica perfeito”, completou. 

O Caminhão do Peixe circula a cada dia por um bairro diferente da cidade, sempre das 08h ao meio-dia. A iniciativa fica às segundas-feiras na Praça do Caxito; às terças-feiras na Praça do Manu Manuela (São José do Imbassaí); às quartas-feiras no Caju (próximo ao Bar do Lelei); às quintas-feiras no DPO do Barroco (Itaipuaçu); além de às sextas-feiras em Ubatiba (próximo ao campo de futebol). 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s