Proteção Animal abre inscrições para a castração de caninos e felinos machos

A Prefeitura de Maricá, através da Coordenadoria Especial de Proteção Animal, abre novas vagas para a castração de cães e gatos machos, com idade entre 5 meses e 6 anos de idade, parte do Programa Municipal de Controle Reprodutivo. As inscrições podem ser feitas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h, na sede da coordenadoria (Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, nº 100, Parque Eldorado), limitadas a dois animais por CPF.

Para o cadastramento, os interessados devem apresentar cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência de Maricá; identidade e CPF; comprovante de rendimentos, sendo aceitos Número de Inscrição Social (NIS), cartão Mumbuca, bolsa-família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outro documento atestando preferencialmente renda familiar até três salários mínimos.

De acordo com as regras, não serão realizadas cirurgias em animais braquicefálicos (boxer, shih-tzu, pug, gato persa), os pets devem pesar no mínimo 3 kg e os tutores devem ser maiores de 18 anos.

Segundo o coordenador da pasta, Fabiano Novaes, a castração gratuita é uma iniciativa de referência na cidade, auxiliando no controle dos animais em situação de rua e sendo um suporte às atividades exercidas pelos protetores.

“Nosso município tem demonstrado grande compromisso com a causa animal. Das 92 cidades do estado do Rio, apenas 15 têm um setor para tratar diretamente sobre a promoção do bem estar animal e Maricá é uma delas. O Programa de Controle Reprodutivo é a nossa maior ferramenta para o controle da natalidade e diminuição dos animais que vivem em situação de rua, evitando o abandono de animais e amenizando a sobrecarga que sofrem os nossos protetores”, destacou.

O Programa de Controle Reprodutivo realiza, atualmente, 2.400 castrações por ano, com a expectativa que esse número aumente em breve. Como forma de democratizar o acesso ao projeto, 60% das vagas são direcionadas às pessoas que recebem até 3 salários mínimos, 20% das vagas são voltadas aos protetores de Maricá e os outros 20% aos animais que vivem em situação de rua e demais programas da coordenadoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s