Frida Kahlo

Produção maricaense leva para as telonas a história de força, sofrimento, paixões e luta da vida da artista que se tornou um símbolo feminista

Um trabalho de conclusão de curso, se tornou uma super produção, em Maricá, sobre a artista Frida Kahlo. Isso porque, Ingrid Pedroza, atriz maricaense, teve a ideia genial de idealizar e interpretar um filme biográfico sobre Frida, com base em suas pesquisas e estudos para seu TCC do curso de artes cênicas – indumentária na Escola de Belas Artes da UFRJ. 

O filme é um longa-metragem biográfico, o primeiro a ser gravado em Maricá, por uma equipe de maricaenses.

Por algumas semanas Maricá se tornou o México de Frida sob o olhar sensível de Ingrid Pedroza. A produção foi gravada em diversos locais conhecidos na cidade como a Gruta de Ponta Negra, Casa de Cultura, no Centro, na Restinga e na Fazenda Pública Joaquim Piñero, no Espraiado.

Foi na ‘cara e na coragem’, sem orçamento, que Ingrid iniciou o projeto para gravar uma produção desse tamanho. Ela conseguiu o apoio de 30 marcas para apoiar o filme, a primeira foi a produtora local TNB Produções, que cuidou de toda a parte técnica da trama.

“Essa produção foi um divisor de águas para nós da TNB Produções.  Enquanto artistas e produtores de conteúdo áudio visual, poder produzir um filme sobre uma personalidade tão intensa e complexa como Frida foi um desafio que provou para nós mesmos como somos capazes de ir muito além do comum”, Ederson Porto

Também numa rede de apoio com artistas locais, profissionais de filmagem, fotografia, maquiagem, atores, mídias sociais e amigos, Ingrid conseguiu realizar essa produção que terá a pré-estreia no dia 11 de dezembro, no Cinema Henfil, no Centro de Maricá.

A inspiração para o filme veio através da admiração de Ingrid por Frida e da vontade de interpretá-la.  “Frida para mim é uma das maiores artistas do mundo, uma pessoa com deficiência física; uma mulher que lutou muito pela igualdade, igualdade de gênero e liberdade, igualdade de trabalho. Ela não sabia o termo ‘feminista’, não era usual, mas ela é uma das maiores feministas que a gente teve, no meu ponto de vista. Uma mulher que lutou também pela causa LGTBQIA+, uma artista que pintava muito mais que seus sonhos, pintava sua realidade. Além de tudo isso, ela é uma figurinista de si mesma, altamente peculiar’’ afirma.

Para a realização do projeto, não foram poucos os desafios, principalmente pela parte financeira. A força de vontade da atriz e de todos os envolvidos fez com que a produção se tornasse muito mais especial, sensível e grandiosa. 

“Foi incrível, enquanto artista a gente sempre sonha com lugares muito grandes, parece distante, mas Frida trouxe esses sonhos para perto. Com todas as dificuldades de produção independente, nós superamos todos os obstáculos de forma brilhante. Ser parte disso é difícil de descrever, mas tenho certeza que mudará a vida de todos os envolvidos. Espero que as pessoas possam acreditar que seus sonhos podem ser reais”, disse Kassia de Paula – assistente de direção de arte.

‘’Nosso elenco é 90% maricaense, eu tive esse cuidado de trazer pessoas da nossa cidade, para que a gente pudesse descobrir talentos daqui e fomentar a arte de Maricá para Maricá.’’ ressaltou Ingrid.

Para Bruna Rosa, assistente de caracterização, trabalhar no projeto foi uma grande oportunidade na sua vida. “Fazer parte do Filme Frida foi algo que eu jamais poderia imaginar  fazer tão cedo e muito menos que fosse me direcionar a ‘carreira dos meus sonhos’ que é o audiovisual. A minha expectativa para após o lançamento do filme é de oportunidades e reconhecimento. Um enorme reconhecimento para a cidade evoluir ainda mais no meio do audiovisual e muitas oportunidades para todos que fizeram parte da equipe e que deixaram seu talento e amor no filme”, fala Bruna.

“Fazer o ‘Frida’ foi uma grande experiência, pois foram personagens bem intensos e poder colocar vida a expressão corporal dessa proposta foi desafiador e incrível. Espero que todos possam ver e sentir a arte através desse filme e da história passada por ele. Já tínhamos uma expectativa antes de finalizarmos as gravações, só pelo fato de ser uma equipe de profissionais excelentes, todos dando o seu melhor na sua área. Após finalizar as gravações e ver o trailer, lógico que a expectativa está lá em cima para a estreia”, conta Lany Reis, coreógrafa.

Trama

O roteiro foi criado a partir do TCC de Ingrid, estudo realizado por 9 meses, e por isso o filme se tornou uma cinebiografia. Com o subtexto ‘Aquela que deu à luz a si mesma’, a narrativa é feita por Frida, a partir de 1925 após sofrer um acidente automobilístico. Apesar de deprimida e impossibilitada de andar, Frida passou a pintar sua imagem, com um espelho no topo de sua cama, uma espécie de sarcófago, criado para que a jovem artista pudesse pintar acamada, com seu cavalete adaptável. O filme segue contando a história da pintora até o momento de sua morte, 1945.

Ser artista é ser resistência !

Em entrevista à Revista Maricá Já, Ingrid conta que desde criança queria ser atriz e trabalha há 11 anos na área. Critica a falta de investimento da cultura no Brasil e diz que seu maior sonho é conseguir viver inteiramente de sua arte. ‘’Meu maior sonho é ter oportunidade de trabalhar atuando, de ganhar dinheiro exercendo minha profissão de formação, que é ser atriz. Hoje, me vejo tendo que trabalhar em mercado ou em inúmeros outros lugares, porque não consigo atuar, quero poder viver do meu trabalho e não tê-lo apenas como sonho’’, desabafa.

A menina Ingrid que gostava de encenar desde criança, quis fazer teatro, mas nunca imaginou que iria produzir um filme sobre uma artista como a Frida, sobretudo em tempos de pandemia e de calamidade cultural do país, realidade que nunca vivemos. Ingrid aponta que a realização do filme nunca passou pela sua cabeça, ela se imaginava trabalhando no cinema nacional, em produção de outras pessoas. 

“Não tenho palavras para expressar a gratidão e felicidade de poder participar de um projeto tão bonito e tão importante para muitas pessoas. Dividir a direção com a Nia Mesmo e ser o Diretor de Fotografia dessa obra tão complexa, me fez crescer quanto profissional e quanto pessoa. Mesmo com todas as dificuldades de uma produção independente, alcançamos resultados que me surpreenderam. E todos que fizeram parte desse projeto, deram tudo para que pudéssemos dar vida a Frida Kahlo. Agradeço a Ingrid Pedroza, idealizadora desse projeto, por me escolher para dirigir e transformra o roteiro em imagens”, Bernardo Tâmara – diretor de fotografia.

A produção de Frida não é apenas uma forma de gritar ao mundo que Maricá tem artistas, mas também um grito de resistência a cultura, a arte e aos sonhos, que não devem morrer. Ingrid mostrou a força da mulher e também da arte em um filme que levará Maricá para o mundo.

Um filme de Ingrid Pedroza, dirigido por

Bernardo tâmara e Nia Mesmo ,

Roteiro: Ingrid Pedroza , assitente de direção :

Ana clara Fidalgo e Lucas Maroco

Danni,

Produção executiva: Ana Clara Fidalgo e Ingrid Pedroza

Direção de fotografia: Bernardo Tamara

Montagem: Bernardo Tâmara

Cor: Gabriel Reis

Trilha : Lucas Maroco Danni

Direção de movimento / coreografia : Lany Reis

Designer: Gustavo Farias

Artista plástico : Jovan Ferreira

Cenário / cenotécnico: Cau Muniz

Aderecista cênica: Ju Lopes

Assitente de direção de fotografia : 1• Ederson Porto e 2•Gustavo Farias

Direcao de Arte: Carol Buranelli e Ingrid Pedroza

Caracterização: Clarissa Vasconcelos

Assitente de caracterização: Bruna Rosa

Assitente de direção de arte: Ju Lopes e Kassia de Paula

Audio: Julio Cesar

Making off: Ederson Porto e Júlio César

Elenco :

Ingrid Pedroza – Frida e Catrina

Leno Looes – Diego Rivera

Homens – Leandro Lyma

Mulheres-  Kássia de Paula

Participação especial

Antonieta Pedroza

Ederson Porto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s