Prefeitura prorroga inscrições para bolsa de iniciação científica

Interessados poderão tirar dúvidas com coordenadores do projeto em encontros presenciais e virtuais 

A Prefeitura de Maricá prorrogou até o dia 11/02 as inscrições para 60 bolsas de iniciação científica voltadas a alunos do programa Passaporte Universitário e a professores orientadores de pesquisa. A iniciativa é do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e da Secretaria Municipal de Educação, e visa ampliar a concorrência e tirar dúvidas dos interessados. 

Os editais estão disponíveis no site www.ictim.com.br, com oferta de 48 bolsas para alunos e 12 para professores, distribuídas por seis áreas do conhecimento para investigação: Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Cultura, Agricultura, Sustentabilidade e Meio Ambiente. Cada área contará com oito alunos e dois professores. 

“O elevado número de interessados em concorrer às bolsas de Iniciação Científica demonstram o potencial positivo que temos entre os alunos do Passaporte Universitário. Como a formatação dos projetos é uma tarefa complexa e inédita, optamos pela extensão do prazo de inscrições. Queremos envolver o maior número possível neste projeto científico”, destaca o diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera. 

Tire suas dúvidas e participe 

Os interessados poderão tirar suas dúvidas em encontros presenciais e virtuais. Os coordenadores do projeto têm agenda disponível às terças e quintas, das 10 às 16h, para encontros presenciais dos alunos interessados na sede do ICTIM, localizada à rua Barão de Inoã, nº 72, bairro Centro, Maricá. 

Haverá ainda nesta quinta-feira (3/2) um encontro presencial, a partir das 10h, na sede do ICTIM, específico para orientadores. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ictimarica@gmail.com

Como entrar na disputa 

O estudante precisa estar regularmente matriculado em curso de graduação cuja instituição de ensino superior esteja vinculada ao programa Passaporte Universitário durante toda a vigência da bolsa. No ato da inscrição, ele tem que estar cursando a partir do segundo período da graduação, independentemente de ter ocorrido troca de curso, equivalência ou segunda graduação.  

De acordo com o edital, é necessário ainda ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a seis no ato da inscrição e mantê-lo durante a vigência da bolsa. Um bom desempenho acadêmico do candidato, evidenciado pelo histórico escolar, é condição essencial para a concessão da bolsa. Outros requisitos são ter Currículo Lattes – CNPq cadastrado e atualizado, além de possuir disponibilidade compatível para o desenvolvimento do projeto de pesquisa. A bolsa será de R$ 600 mensal. 

“A iniciação científica é uma oportunidade ímpar porque permite que o aluno universitário aprenda a fazer pesquisa, essencial para propor ações que contribuam para o desenvolvimento futuro do município”, ressalta a secretária de Educação, Adriana Costa. 

Oportunidade também para professores 

Já os orientadores precisam ter grau de doutor (ou equivalente) ou experiência empírica relevante nas áreas de pesquisa proposta, bem como ser servidor da Prefeitura de Maricá ou de seus órgãos vinculados. Além da disponibilidade para orientar os bolsistas, é indispensável ter qualificação ou experiência em uma ou mais áreas de interesse do edital. Neste caso, a bolsa será de R$ 3.700 mensal. 

Avaliação e resultados do projeto 

A avaliação dos projetos será feita pela Comissão Especial de Avaliação de Bolsas do ICTIM e pela Secretaria de Educação. Ao fim da bolsa, que terá duração de 12 meses, os alunos e orientadores apresentarão seus resultados em seminário de divulgação científica. 

Para participar, os interessados deverão ler os critérios nos editais publicados no site  www.ictim.com.br, acessando no menu “programas e projetos” e, na sequência, “editais”. 

Serviço 

Período de inscrição para a submissão das propostas: 01/12/2021 a 11/02/2022 

Seleção dos bolsistas: 14/02/2022 a 25/02/2022 

Divulgação dos resultados: 04/03/2022 

Recursos: 07 e 08/03/2022 

Divulgação dos resultados finais: 09/03/2022 

Assinatura do termo de outorga e entrega de documentos: 10/03/2022 a 14/03/2022 

Início da bolsa: 15/03/2022 

Deixe uma resposta