Canal da Barra de Maricá está oficialmente aberto

O Canal da Barra de Maricá foi oficialmente aberto no último sábado (02/02). Sob o olhar de uma multidão curiosa, a conclusão do trabalho, que teve início na última quarta-feira (31/01), aconteceu por volta das 23h e contou com a supervisão do prefeito Fabiano Horta e do presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Renato Machado. Pescadores e moradores aprovaram a iniciativa.

“Estamos vivendo um problema de diminuição muito grande do volume de água nas lagoas do município ocasionado pela estiagem das chuvas. Outro problema é a mortandade de peixes que está acontecendo devido a deficiência de oxigenação das águas e uma das soluções paliativas, que ajudam a minimizar esses problemas, é a abertura esporádica deste canal para que possamos ter a troca nas marés. E, com a presença da maré alta teremos água entrando na lagoa, depois teremos um nível de estabilização e vamos seguir com esse trabalho durante um período de 15 a 20 dias mantendo esse canal aberto para melhorarmos a vida orgânica das lagoas”, explicou o prefeito.

Renato Machado fez questão de destacar que essa abertura não é permanente e que a intervenção só foi possível com a autorização do Inea após reunião com o prefeito Fabiano Horta. “O Governo do Estado e o Inea entenderam a nossa necessidade, a importância desta ação e o caráter emergencial da abertura do canal da Barra de Maricá para salvar as nossas lagoas. Nós ficaremos aqui de plantão monitorando o canal para mantê-lo aberto e acreditamos que já nos primeiros dias será possível perceber uma significativa melhora nas condições da lagoa”, afirmou Renato.

“Sou pescador, sempre tive o prazer de pescar nessa lagoa e hoje vendo essa grande iniciativa aqui da Prefeitura fico até emocionado. Essa ação é um alívio para muitos pescadores não só da Barra, mas de Cordeirinho, Bambuí, Zacarias, Boqueirão e de todos que dependem das lagoas do município”, disse Ronald. “Esse canal já foi aberto em períodos de muita chuva e alagamentos, mas é a primeira vez que a Prefeitura realiza esse trabalho em período de estiagem”, lembrou.

Fotos: Gabriel Reis

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta