Canal da Barra recebe mais água do mar e vira objeto de estudo

Seis dias após o início da abertura do canal da Barra de Maricá, a passagem continua atraindo visitantes. Nesta quarta-feira (06/02), o volume de água que entra no sistema lagunar aumentou em razão da subida do nível do mar, o que poderá acelerar a oxigenação das lagoas nos próximos dias. Desde o dia 31 de janeiro, homens e máquinas da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (SOMAR) retiram areia do leito do canal para facilitar a entrada da água. Segundo os moradores de bairros no entorno das lagoas, já é possível notar uma melhora na altura da lâmina d’água.

“Antes dessa obra, nosso trecho de lagoa no Caju estava insuportável, com maré baixa e cheiro ruim, dava para ver o fundo sem água. Hoje a situação já está bem diferente, já tem mais água”, atestou o militar reformado Anarolino José Nazareth, de 62 anos, que mora no bairro da Trindade, em São Gonçalo, e foi visitar o canal acompanhado da esposa Lucilene dos Santos Nazareth, de 58 anos, e da neta Alícia, de 8 anos. “Precisava fazer isso, a lagoa já está melhor”, endossou Lucilene.

A ação da SOMAR na Barra vai virar também objeto de estudo em Itaboraí. É o que garante o veterinário Humberto Abádio, de 58 anos, que é professor de Biologia da rede municipal daquele município. Ao lado da esposa e também professora Vanesca Abádio, ele afirmou que vai mostrar o canal como exemplo de uma ação de preservação eficiente. “Sei bem a importância do que estão realizando aqui, foi uma decisão muito acertada. Isso ajuda e muito a conservar as lagoas. Já fiz vídeos falando sobre esta ação e vou mostrar aos meus alunos”, disse ele.

Já Vanesca, que dá aulas no curso normal do ensino médio em Maricá, ressaltou que é importante também para futuras professoras. “Pretendo mostrar a título de conscientização para as alunas, para que entendam a preservar a natureza pelas pequenas atitudes e também por grandes investimentos como este”, avalia ela.

Fotos: Katito Carvalho

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta