Alunos de escola municipal participam de plantio no Silvado comemorando o Dia da Árvore

As comemorações pelo Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, começaram em Maricá com uma ação de plantio de espécies nativas da Mata Atlântica no Silvado, região rural de Maricá.

Uma parceria entre a Secretaria de Cidade Sustentável e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) iniciada no ano passado levou nesta quinta-feira (19/09) 21 alunos da Escola Municipal Brasilina Coutinho, do mesmo bairro, para plantar duas mil mudas de 18 espécies diferentes.

O plantio foi realizado numa área de 8 mil metros quadrados da Fazenda Toulon, que disponibilizou um total de 10 hectares ao programa Maricá+Verde.

Quando o ato começou, os meninos e meninas com idades entre 7 e 13 anos logo puseram as mãos na terra para plantar, alguns pela primeira vez como João Gabriel Lopes Santos, de 10 anos. “Gosto de plantar, e o legal é que vou passar e lembrar da árvore que deixei aqui”, projetou o aluno do 4º ano fundamental.

Outra aluna, Manuela Sá Rodrigues, de 7 anos, disse que sempre planta em casa. “Já plantei umas quatro mudar, gosto de ficar com a mão suja”, ressaltou e menina que estuda no 2º ano, enquanto Miguel Brito e Silva Ferreira, do 4º ano, afirmou que ia sair dali realizado. “Queria plantar um ipê e consegui”, comemorou o garoto, que tem 13 anos.

Alguns deles já haviam estado no local em outras ações semelhantes, que já colocaram cerca de 15 mil mudas na área em um ano e meio. “Hoje as árvores já fazem sombra, e é isso que queremos, reflorestar e gerar a consciência de preservação junto às crianças, que são moradoras da região”, destacou o secretário Hélter Ferreira, antecipando que pretende convidar outras unidades da rede municipal de ensino para participar dos plantios.

O fato de as crianças morarem na região do Silvado também foi ressaltado pela orientadora educacional Liliane Souza, que representou a direção da E.M. Brasilina Coutinho na ação. “Eles conhecem melhor a região do que qualquer um,  até são nossos guias. É o lugar onde eles vivem com a família e socializam com os amigos, é a terra deles, que vão querer preservar”, avaliou.

O programa Maricá+Verde já distribuiu cerca de 10 mil mudar de espécies nativas da mata atlântica desde 2016. Ainda dentro das comemorações pelo Dia da Árvore, a tenda do programa vai entregar mais mudas nesta sexta-feira (20/9) na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Foto: Marcos Fabricio

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta