Médicos do povo

Passaporte Universitário dá oportunidade a estudantes cursarem Medicina

O sonho de ingressar em uma universidade faz parte da vida de muitas pessoas. Entre os cursos mais desejados está o de Medicina.Mas para muitos esse sonhe está muito além da realidade devido ao alto custo para pode realizar o curso.
Em Maricá, esse sonho tornou-se realidade para alguns estudantes. Graças ao programa Passaporte Universitário, eles têm a chance de cursar uma universidade. Para a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, o Passaporte Universitário é o programa de maior relevância social da atual administração. “Queremos deixar um legado a longo prazo. Colocar Maricá como uma das maiores cidade de formação qualificada de jovens”, conclui a secretária.
Segundo o prefeito Fabiano Horta, são milhares de sonhos, milhares de pessoas iniciando uma nova trajetória de vida através do passaporte Universitário. “Seguiremos acreditando e apostando na educação como maior e melhor ferramenta de transformação e desenvolvimento. Seguiremos construindo um futuro melhor e realizando sonhos através da educação”, afirmou.

Morador do bairro de Ubatiba, Wallace Lima da Silva Coelho, 19 anos cursa em Teresópolis e retorna para Maricá aos fins de semana. De acordo com ele, essa é a primeira vez que tenta para Medicina e está muito contente em poder realizar esse sonho. “Estou morando sozinho, minha família está em Maricá. Está sendo muito bom. Aqui temos contato com as áreas de prática desde o primeiro período, então consigo sentir a responsabilidade do médico logo no início”, comentou.
Ainda segundo ele, se fosse resumir em uma palavra, seria realização. “Estou ganhando mais responsabilidades a cada dia como médico em formação, porém certo de que é isso o que quero. Não tenho médicos na minha família, meus familiares possuem ensino médio e técnico completo apenas”, disse.


Outra que está feliz com a oportunidade de cursar a tão sonhada carreira é Larissa da Silveira Mattos, 19 anos. Moradora de Jacaroá, ela também está cursando em Teresópolis e conta que sempre quis medicina e tenta para valer desde 2017. “Moro no bairro do Alto, mas ainda mantenho vínculo com a cidade de Maricá. Divido apartamento com uma amiga de Maricá que faz medicina também. A minha experiência com a faculdade está sendo incrível. Tanto pelo curso, quanto pela faculdade. A cada dia que passa, eu me identifico mais com o curso”, disse.
Ainda segundo ela, além disso, a universidade tem uma ótima estrutura e um ótimo corpo docente.” Um grande sentimento que tenho tido desde que entrei na universidade é o de gratidão. Se não fosse pelo Passaporte Universitário, oferecido pela prefeitura, que por sinal tem realizado uma excelente gestão na cidade, eu não teria tido essa oportunidade de estudar numa faculdade tão excelente e no curso que sempre sonhei. Agradeço muito a Deus e ao passaporte pela oportunidade, e à minha família e ao meu namorado, pelo grande apoio em vários sentidos, pois eles sonharam comigo e contribuíram e contribuem de forma significativa para isso”, finalizou.


Rodrigo de Assis Xarifa, 22 anos, morador de Itapeba conta que antes do passaporte tentava para as públicas, mas devido a grande procura, ele não conseguiu realizar esse sonho.” O Passaporte Universitário foi a chance da minha vida. A experiência na universidade está sendo ótima. As aulas práticas, as visitas das unidades de saúde.Está tudo sendo incrível! É como se fosse um sonho”, relatou.
Rodrigo não tem nenhum familiar na área da saúde. ” Eu tenho uma irmã que é professora de história e um irmão que é professor de matemática . Eles têm me incentivado para não desistir jamais do meu sonho”


Sobre o Passaporte Universitário


O programa oferece dois tipos de bolsas de estudos para moradores da cidade. A bolsa social é destinada aos candidatos que possuem renda comprovada de até seis salários mínimos e as bolsas de excelência são oferecidas aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota superior a 450 pontos, sem zerar a redação.
As instituições credenciadas até o momento são: Fundação Educacional Severino Sombra (Faculdade de Maricá); a Universidade Estácio de Sá; a Unilasalle (Faculdade La Salle); a Companhia Nacional de Escolas de Comunidade (CNEC); e a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Unifeso). Outras instituições estão em fase de credenciamento.
Além de medicina são oferecidos, os cursos de Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Biologia; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Controle de Obras; Design de Interiores; Direito; Enfermagem; Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil, Petróleo, Produção, Elétricas, Mecânica e Química; Farmácia; Fisioterapia; Fotografia; Gestão de Recursos Humanos; História; Jornalismo; Letras; Logística; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Processos Gerais; Psicologia; Publicidade de Propaganda; Relações Internacionais; e Sistemas de Informação.

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta