Ministro assume Instituto de Ciência e Tecnologia em Maricá

Instituto pretende ser referência do assunto no Brasil

A cidade de Maricá pretende ser um polo de inovação e tecnologia. Isso graças a criação do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). A frente da autarquia estará Celso Pansera. Durante a posse realizada no gabinete do prefeito, ele explicou a criação da nova autarquia. “Uma das iniciativas que a gente propôs era de atualizar a legislação municipal criando um código de Ciência e Tecnologia. O passo seguinte então seria ter alguma estrutura que centralizasse todas as iniciativas, para que o governo tivesse uma estratégia de médio a longo prazo de mudança de matriz econômica, através da tecnologia”. O ICTIM é vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e foi criado para desenvolver projetos inovadores junto as demais pastas do governo.
De acordo com Celso Pansera, em fevereiro serão apresentados ações estratégicas de curto, médio e longo prazos. “A produção orgânica é uma das coisas que podemos tocar esse ano, e no ano que vem já ter impacto econômico na cidade. Outro projeto necessário são as lagoas. Precisamos iniciar logo um processo de despoluição e transformá-las não só em pólo de turismo, mas também em um local de produção econômica”, pontuou.
“O grande desafio é preparar Maricá para o fim do pré-sal, para que ela se desenvolva agora, melhore a sua infraestrutura, gere empregos, e quando esse incentivo acabar, que a cidade continue funcionando normalmente de uma forma que satisfaça os cidadãos. A ideia é planejar e já colocar em prática a Maricá do futuro”, completou.
O novo diretor-presidente do ICTIM também comentou sobre um projeto da Secretaria de Economia Solidária que chamou a sua atenção. Trata-se de um sistema de produção de alimentos orgânicos, voltados para frutas, legumes e verduras livres de fertilizantes industrializados e agrotóxicos. A produção é totalmente natural, feita em estufa ela é de fácil controle e livre de problemas.
“A cidade vai passar não só a produzir os orgânicos, como melhorar as suas semente, para que assim a gente ganhe na venda dos legumes e também com as sementes. Para se ter uma ideia, o consumo médio de tomate na Europa por pessoa diariamente é de 30 kg, e aqui no Brasil é de 3 kg, então é um mercado que pode ser explorado”, explicou.
Pansera acrescentou que a meta desse projeto é qualificar produtores, engenheiros agrônomos, engenheiros de barco, pescadores, entre outros, para que tenham um melhor aproveitamento de suas atividades.
“Nós vamos trabalhar inovação, nós vamos pensar meio ambiente, energia limpa, reciclagem de lixo, repovoamento das lagoas. Vamos desenvolver um ecossistema de hotéis fazenda e ter um polo que pense um conjunto de ações estratégicas no meio econômico para Maricá”, concluiu.
Segundo o prefeito Fabiano Horta, fala-se muito sobre o ciclo de Maricá pós petróleo, apontando para o turismo como uma alternativa, mas também querem apontar para a tecnologia, um dos setores que mais crescem no mundo. O Instituto vai produzir saber, inventividade, capacidade tecnológica que vão para além de Maricá. “Seguimos trabalhando para que nossa cidade protagonize um futuro de muito êxito, de muita pesquisa, descobertas, criações, de muita identidade e, acima de tudo, de melhora na qualidade de vida das pessoas”, comentou.

Quem é Celso Pansera
Celso Pansera traz para Maricá a experiência de quando coordenou projetos no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no governo Dilma Rousseff em 2015. Sua principal ação foi o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado pela presidente em 2015, que promove uma série de ações para o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, diminuindo entraves burocráticos para se investir na área, com o objetivo de aproximar a universidade do setor privado.
Ele também foi deputado federal pelo Rio de Janeiro e diretor da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Em 2007, ajudou a implantar o programa Faetec Digital, que garantiu 3 milhões de atendimentos em todo o Estado do Rio e mais de 100 polos de internet grátis instalados em municípios fluminenses, até 2014.

Sobre o Instituto de Ciência e Tecnologia
O Instituto de Ciência e Tecnologia e Inovação de Maricá tem como missão institucional a pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico ou o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos.
Compete ainda ao Instituto coordenar em articulação com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, o acompanhamento do andamento dos projetos de interesse do município que estejam em tramitação junto ao poder legislativo ou outros órgãos, públicos ou privados que versem sobre as competências da Autarquia e outras atribuições.

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta