As belezas de Maricá

Guia turístico foi criado para divulgar as belezas da cidade

Maricá é uma cidade conhecida por suas belezas, sejam elas naturais ou não. Considerada um paraíso natural, com 46 quilômetros de praias, seis lagoas, canais, ilhas e rios, cachoeiras, trilhas, serras, restinga e uma rica história, Maricá é o cenário perfeito para quem procura beleza natural e aventuras.

A cidade é rodeada por maciços costeiros com serras principais como Calaboca, Mato Grosso (onde se localiza o ponto mais alto do Município – o Pico da Lagoinha, com 890 metros), Lagarto, Silvado, Espraiado e Tiririca.
O município apresenta um grande complexo lagunar que contempla as lagoas de Maricá, Barra de Maricá, do Padre, Guarapina, Jacaroá, Araçatiba, Boqueirão e Jaconé, além dos canais de Ponta Negra e de Itaipuaçu que ligam as lagoas ao mar.
Também é conhecida por suas praias oceânicas, dentre as quais se destacam as praias de Jaconé, Ponta Negra, Barra de Maricá, do Francês e Itaipuaçu. A topografia peculiar cria um ambiente propício à prática de esportes como voo livre, trekking e mountain bike, entre outros. E também suas fazendas históricas e as igrejas.

Para divulgar todas essas belezas, foi criado o Guia Turístico Maricá Já. O primeiro e único guia turístico editado na cidade, desde o ano 2000. Muitos dos pontos turísticos hoje conhecidos por todos, só foram revelados para o grande público interno e turistas através do guia.
O Guia Turístico Maricá Já oferece roteiro de ecoturismo nas praias, lagoas, serras, montanhas, restinga maricaense e monumentos históricos, além de um itinerário obrigatório dos principais comércios e restaurantes, que de forma muito peculiar traz cardápios que variam da gastronomia litorânea a rural.

Igrejas Históricas


Ao longo das páginas do Guia Turístico Maricá Já é possível conhecer por exemplo um pouco sobre as igrejas históricas do município, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo.
Outra importante é a Igreja de São José. Sua história está ligada a da antiga Fazenda de São José. Fundada na segunda metade do século XVII por um comerciante judeu de nome Joseph. O templo foi dedicado anteriormente à Nossa Senhora do Amparo, mas com a construção da matriz, passou a ser dedicado a São José.
Não se pode deixar ainda de falar da Capela de São Pedro, localizada em Araçatiba e da Igreja Nossa Senhora da Saúde, fundada no início do século XVII nas terras da Fazenda de Ubatiba. Embora tenham sofrido algumas alterações, elas mantém traços originais.

Lagoas


As lagoas de Maricá é outro ponto que merecem destaque nas páginas do guia. Formado pelas lagoas de Maricá, da Barra, do Padre, de Guarapina e de Jaconé. Separadas do mar pela restinga, com águas doces, riquíssimo em peixes, siris e camarões.Além da pesca, são praticados esportes náuticos e também as praias lagoa são uma ótima opção para banhos.

Praias e lagomar


As praias são um atrativo a parte. Elas cortam toda a cidade. A praia de Itaipuaçu é um convite aos turistas que lotam a localidade durante o verão, assim como a Barra de Maricá que se transforma no verão em um badalado point , onde pode-se ver baleias, raias gigantes e até pinguins. Já a Praia de Cordeirinho é extensa e de água límpida, boa para banho e muito apreciada pelos amantes da pesca de linha. Ponta Negra possui diversos atrativos. É ótima para a prática do surf e da pesca submarina, assim como Jaconé considerada a melhor para a prática de pesca desportiva, atraindo pescadores amadores e profissionais.

Restinga


Com suas imensas dunas de areia e vegetação típica. À beira do oceano entre Itaipuaçu e a Barra de Maricá tendo como limite São José de Imbassaí, possui espécies de fauna e flora únicos. Decretada área de proteção Ambiental é propícia para a pesca e caminhadas ecológicas.
Trilhas e caminhadas
Um guia de trilhas e caminhadas foi desenvolvido para oferecer ao leitor todos os detalhes das principais trilhas e caminhadas. Reúne em uma linguagem de quem gosta de caminhar, todas as informações importantes.

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe uma resposta