Aulas cheias de ritmo e ancestralidade: Identidade preta oferece aulas gratuitas de instrumentos e ritmos da cultura afo-brasileira

Por Déborah Manhanini e Paulo Torres

É sempre importante destacar que a cultura africana é extremamente diversificada e toda essa diversidade teve um papel fundamental na formação da identidade cultural afro-brasileira. Mesmo silenciados os homens e mulheres trazidos da África e escravizados no Brasil trouxeram consigo sua cultura, costumes, culinária e obviamente a sua música. 

São fortes as influências da África sobre a cultura brasileira, a maior parte da população brasileira é preta, e até mesmo as pessoas que não são lidas como pretas, têm origens africanas, o que faz do povo brasileiro um dos mais miscigenados do mundo. 61% dos que se supõem brancos em nossa sociedade têm a marca de uma ascendente negra ou indígenas inscrita no DNA, na proporção de 28% e 33%, respectivamente.

Com objetivo de promover o resgate identitário, conscientizar e formar a população negra (pretos e pardos) através do estudo da cultura afro-brasileira, lei 10.639/2003, bem como do universo da música, dança e do conhecimento envolvendo a sua história cultural e suas origens, a União de Negra e Negras pela Igualdade Maricá (Unegro) oferece de forma totalmente gratuita oficinas de percussão, danças e ritmos afro. 

As aulas do projeto, elaborado por Luciane Vieira, Ricardo Teixeira, Nilceia Nascimento, acontecem as terças e quintas-feiras, às 18h, no Galpão Socialistas Multicultural, em Inoã. A iniciativa faz parte do projeto “Identidade Preta”, criado pela Unegro em 2018 com a importante missão de promover, criar, incentivar e preservar a cultura afro-brasileira na cidade, 

As oficinas são de toques de atabaque, agogô, xequerê, repique, surdo, timbal, congas, caxixi, entre outros. Já as danças de ritmos afros são: Jongo, Ijexá, samba de roda, samba reggae e muito mais.

A coordenadora do projeto Nilceia Nascimento, conta que o grupo já realizou diversas apresentações culturais.

“Durante o período da pandemia, ainda que com uma atuação reduzida e um número menor de participantes, continuamos com alguns ensaios e, diante do atual cenário, temos o intuito de retomar com força total as nossas atividades em breve”, contou.

Iniciativas como essa estão apontando novos caminhos, pavimentado por músicas, para jovens carentes, garantindo a inserção social, tendo a educação como o maior instrumento de transformação de uma sociedade, promovendo o desenvolvimento individual, a renovação cultural, a evolução social e a mudança.

Os cursos são para todas as idades (partir de 8 anos). Para se inscrever basta comparecer ao Galpão Socialista localizado na Estrada de Itaipuaçu, nº 30, em Inoã, ou através do telefone: (21) 973644358.

Deixe uma resposta